• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Marina Parra: Feliz aniversário, Guernica!

      Marina Gimenez ParraMarina Gimenez Parra
      abril 25, 2018
      Arriba, Espanha!, Variedades
      3 Comentários
      5
      Marina Parra: Feliz aniversário, Guernica!

      ¡Hola a todos!

      “O que você acha que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se é pintor, ouvidos se é músico ou lira que ocupa todo o coração se é poeta? Pelo contrário, ele é um ser político, constantemente consciente dos eventos chocantes, raivosos ou afortunados aos quais ele responde de todas as maneiras. Não, a pintura não é feita para decorar casas” (Picasso a um jornalista, depois da Segunda Guerra Mundial)

      Com essa fala inquietante e certeira, amanhã, dia 26 de abril, é aniversário de 81 anos do ataque de aviões alemães à cidade de Guernika, dando origem a uma das obras mais icônicas do século XX, o mural de Guernica, de Pablo Ruiz Picasso.

      Acho extremamente relevante lembrar um pouco porque essa obra é considerada uma das mais representativas do século passado.

      Se nós tentamos explicar a uma criança o que é o ‘Guernica’, cada um daria mil nuances, mas todos concordam em uma ideia comum: que a pintura mais famosa de Picasso é um grito contra o horror e a barbárie da guerra. De qualquer guerra. De todas as guerras.

      A História de Guernica começa em janeiro de 1937, quando o Governo da II República da Espanha encarga a Picasso um grande quadro para o pavilhão espanhol da Exposição Universal que seria realizada naquele ano em Paris. A partir de 1 de maio, em um sótão parisiense, o artista passou vários dias preparando vários esboços antes de começar a tela em branco. Em 10 de maio, ele começou a pintar seu grande trabalho de 3,49 x 7,77 m.

      Poucos dias antes, em 26 de abril, a cidade Guernica (ou Gernika em basco), que é uma cidade da província da Biscaia, localizada na comunidade autônoma do País Basco, havia sido bombardeada e devastada pela Legião Condor Alemã. O ataque, que serviu também para testar aviões de guerra e ganhar experiências no combate aéreo, apoiou as forças de Francisco Franco que invadiram a cidade poucos dias depois do bombardeio.

      O assunto circulou de boca em boca entre os espanhóis em Paris e a imprensa francesa também ecoou o ocorrido, dando ao artista o assunto para começar a sua obra.

      Por este motivo, este quadro tem também um significado político e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazistas aliadas ao ditador espanhol Franco. Outra possível interpretação indica que o quadro Guernica funciona como um símbolo de paz ou antiguerra.

      Depois de ter sido terminado (demorou aproximadamente um mês), o quadro fez uma digressão pelo mundo, tendo ficado globalmente reconhecido e atraindo a atenção do resto do mundo para a Guerra Civil Espanhola.

      Cada um dos elementos que compõem a tela pode ser objeto de múltiplas e diferentes interpretações. Ao analisar sua iconografia, pode-se dividir os atores dessa composição piramidal em dois grupos, sendo o primeiro composto de três animais: o touro, o cavalo ferido e o pássaro alado que é vagamente percebido no fundo, à esquerda. Os seres humanos compõem um segundo grupo, que inclui um soldado morto e várias mulheres: a localizada na área superior direita, que olha pela janela e segura uma lâmpada; a mãe que, à esquerda da tela, grita carregando o filho morto; o que entra precipitadamente pela direita; e finalmente, aquele que chora para o céu, com os braços erguidos, diante de uma casa em chamas.

      Em alguns elementos do quadro, podemos perceber que há algo escrito dentro, como se fossem formados por folhas de jornal. Isso indica como o pintor foi informado sobre o ataque ocorrido em Guernica.

      A espada quebrada representa a derrota do povo, que foi quebrado pelos seus opositores, enquanto os edifícios em chamas indicam a destruição não apenas em Guernica, mas a destruição causada pela Guerra Civil.

      Mas por que Picasso escolheu apenas o preto e branco?

      O preto e branco foram as cores escolhidas pelo o autor, que servem para intensificar a sensação de drama causado pelo bombardeamento. Dizem também que as cores representam uma fotografia em preto e branco, atribuindo ainda mais o caráter realista da obra.

      ‘Guernica’ é uma das ocasiões em que Picasso se envolve na questão social e deixa por alguns momentos sua vida pessoal, que geralmente o inspirava com mais frequência. O trabalho, em defesa universal contra a violência e a barbárie, viajou pela Europa e pelos EUA – e a tela sofreu muito por isso.

      Picasso expressou seu desejo de que a pintura não fosse para a Espanha em nenhuma circunstância até que a democracia fosse restaurada. E levou mais de quatro décadas para que ‘Guernica’ pisasse em solo espanhol e, só então em 10 de setembro de 1981, a obra desembarcou no aeroporto de Madri, onde repousa até hoje no Museu Reina Sofía.

      Deem só uma olhada nessa animação em 3D da pintura:

      ¡Besos y hasta la próxima semana!

      Tags : artista, barbárie, Biscaia, democracia, Drama, Espanha, Exposição Universal, Guernika, Guerra, Guerra Civil Espanhola, Horror, iconografia, Legião Condor Alemã, Madri, Museu Reina Sofía, nazistas, obra, Pablo Ruiz Picasso, país basco, Paris, Picasso, pintura, realismo, Segunda Guerra Mundial, violência
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Fernando Calmon: Ineficiência será castigada
      Próximo artigo
      Fernando Calmon: Ineficiência será castigada
      Cillo: União história chega ao fim: Arsene Wenger e Arsenal
      Artigo anterior
      Cillo: União história chega ao fim: Arsene Wenger e Arsenal
      Marina Gimenez Parra

      Marina Gimenez Parra

      Formada em Letras pela UFSCar, com especialização e cursos em tradução, revisão e editoração pela UGV e UNICAMP. Possui ampla experiência em sala de aula com Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), além de experiência como revisora de artigos e livros. A Espanha está no sangue, por isso, é apaixonada por todos os aspectos do mundo hispânico e trará uma coluna rica em curiosidades, economia, cultura e histórias desse país que muito tem a ver com o nosso!

      Posts relacionados

      • Variedades março 4, 2021

        Andreoli: Aniversário

        Andreoli: Aniversário
        Carros, Variedades março 4, 2021

        Fernando Calmon: Quem ocupará o

        Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021

        Paty Santos: Cartão amarelo para

        Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
      • Transformação Digital, Variedades março 2, 2021

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe -

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe –  Como se reinventar no mercado de trabalho em 2021 com o apoio das tecnologias?
        Segurança, Variedades março 1, 2021

        Jorge Lordello: Celular caiu na

        Jorge Lordello: Celular caiu na água, o que fazer? 
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão março 1, 2021

        Fabio Muniz: Gênesis em 5

        Fabio Muniz: Gênesis em 5 minutos!

      Comentários ( 3 )

      1. ResponderAna Rosa Gomes
        29 de abril de 2018 at 22:19

        Brilhante! Parabéns, Marina.
        A projeção 3D fechou de maneira tocante seu excelente artigo.

      2. ResponderCaroline
        3 de maio de 2018 at 14:52

        Parabéns, Marina. Guernica tem que ser estudada, falada, apreciada. Uma obra ímpar com valores artísticos e históricos absolutos. Trabalho sempre em aula essa obra de arte, mas principalmente a guerra que ela retrata. Ah, e o toque final com o vídeo foi um espetáculo.

      3. ResponderGonzalo
        5 de junho de 2018 at 10:10

        Que gran obra, dolorosa e intensa.

        Para contribuir al artículo, existen las siguientes DÉCIMAS PARA EL GUERNICA. Son versos realizados por Juanlu Mora, María Jimenez Serrano, Andrés Romero y Mopo Meursault, fueron musicalizadas por Jorge Drexler.

        Video: https://www.youtube.com/watch?v=W-wBVpNldgg
        La sangre gris en el lienzo
        clava su lanza y salpica.
        No hay un rojo más intenso
        que los grises del Guernica.

        Cada trazo en la pintura
        sostiene, de horror, un grito.
        Guernica, un rumor maldito
        te atraviesa cada hechura
        y muerde a cada criatura
        sobre el violento retablo,
        mientras un sordo vocablo
        de muerte el óleo rubrica
        y te desangras, Guernica,
        por los pinceles de Pablo.
        La sangre gris en el lienzo
        clava su lanza y salpica.
        No hay un rojo más intenso
        que los grises del Guernica.

        Plomo, polvo, hambre, horca,
        almas cívicas y escuelas;
        pluma, sangre, panes, muelas,
        un fusil, García Lorca.
        Los cultivos de mazorca,
        las llanuras sin trincheras,
        los cuarteles, las afueras,
        la locura colectiva…
        Quien lo ha visto, quien lo viva,
        huye, pinta o vocifera.
        La sangre gris en el lienzo
        clava su lanza y salpica.
        No hay un rojo más intenso
        que los grises del Guernica.

        Seno, candil, voz, cometa
        todo en la guerra se ahoga
        y cuando asfixia la soga
        para en seco la veleta.
        Saltemos como un atleta
        en busca de brisa pura,
        dejemos que la sutura
        del miedo la cosa el arte.
        Sea el poema estandarte
        que avanza en la noche oscura.
        La sangre gris en el lienzo
        clava su lanza y salpica.
        No hay un rojo más intenso
        que los grises del Guernica.

        Toma esta flor obstinada
        que entre los escombros crece;
        que así como reaparece;
        como un candil, la alborada
        y en cada fe silenciada
        una campana repica,
        y aun por la grieta más chica
        la raíz derriba al muro.
        No hay verde con más futuro
        que los grises del Guernica.

        Décima 1: Juanlu Mora
        Décima 2: Mopo Meursault
        Décima 3: Marta Jiménez Serrano
        Décima 4 y estribillo: Andrés Romero

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Andreoli: Aniversário
        Variedades março 4, 2021
        Andreoli: Aniversário
      • Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Carros, Variedades março 4, 2021
        Fernando Calmon: Quem ocupará o
      • Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021
        Paty Santos: Cartão amarelo para
      • César Romão: Princípio da solidão
        Sem categoria março 3, 2021
        César Romão: Princípio da solidão
      • Fabíola Calixto: Mulher Mãe –  Como se reinventar no mercado de trabalho em 2021 com o apoio das tecnologias?
        Transformação Digital, Variedades março 2, 2021
        Fabíola Calixto: Mulher Mãe -

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli