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      Márcia Sakumoto: As máquinas manias no Japão

      Márcia SakumotoMárcia Sakumoto
      maio 19, 2019
      Japão, Variedades
      0 Comentário
      6
      Márcia Sakumoto: As máquinas manias no Japão

      O nome em japonês é bem difícil: jidouhanbaiki, mas a dificuldade fica somente no nome porque para encontrar as máquinas manias no Japão é só dobrar a esquina.

      As vending machine, máquinas automáticas de vendas, estão conquistando o mundo e podemos vê-las em vários países. Mas aqui no Japão é diferente, podemos ver, em um país só, várias, quando digo várias, pode imaginar sem exagero muitas mesmo, passam de 5 milhões. Elas já fazem parte da paisagem do Japão, estão nas estações, nas ruas, próxima às plantações de arroz, ao redor do templos, nos shoppings, nos condomínios, e até lá no alto, há 3776 metros de altura, no topo do Monte Fuji.

      Essas máquinas existem desde 1890, criadas para tickets, e só se espalharam como lojas em 1940 vendendo bebidas em lata e cigarros.

      A facilidade de comprar colocando moeda, apertando um botão a qualquer hora do dia ou da noite, e a variedade de produtos expostos como café, chás, refrigerantes, sucos, isotônicos, água, sopa de milho, ovos, frutas, pratos prontos, sorvetes, fraldas descartáveis, pilhas, jornais, etc., transformou as máquinas em queridinhas por aqui, recebendo “apelidinhos” fáceis de falar como hanbaiki ou jihanki na linguagem dos mais jovens. As máquinas de bebidas são em maior quantidade, e estão espalhadas pelo Japão. As bebidas podem ser frias, indicada pela cor azul ou quentes indicada pela cor vermelha, foi aqui no Japão que aprendi a beber café gelado, ainda mais nos verões úmidos de 43 graus.

      Algumas máquinas aceitam cartões pré-pagos usados para transporte, outras vêm com chance de ganhar uma segunda bebida no jogo de caça níquel disponível no visor, liberado após a compra da primeira bebida. Se você conseguir a sequência dos três números a máquina se acenderá liberando seu ATARI, o prêmio de graça.

      No Japão a maioridade é aos 20 anos, venda de bebidas alcoólicas e cigarros são rigorosamente proibidas para menores. Durante alguns anos, as máquinas facilitaram a vida de muitos jovens, já que para comprar em estabelecimentos é preciso apresentar o documento, por isso uma parceria entre governo e fabricante desenvolveu o cartão de identificação de fumantes chamado de Taspo, todos os fumantes precisam desse cartão para comprar cigarros nas máquinas. No cartão estão os dados do cadastrado com foto, data de nascimento e validade. Este é emitido pelo Instituto de Tabaco do Japão, equipado com chip, permite ao consumidor pagar suas compras eletronicamente. Dessa forma foi mais fácil controlar as vendas de cigarros, evitando que menores de idade fumem.

      As máquinas também estão conectadas em rede para fornecer informações sobre a área ao redor em caso de emergência, como após um terremoto, além de distribuir bebidas gratuitamente nesses casos. Assim é também o esquema de estoque facilitando no reabastecimento, o que gera bastante emprego, pois cada região tem o funcionário responsável por manter as máquinas abastecidas, limpas e em perfeito estado, também precisa recolher e separar o lixo das lixeiras colocadas ao lado das máquinas.

      As mais atuais são digitais e funcionam com muitas imagens, visor touch screen, identificação de sexo e e da faixa etária do consumidor para sugerir produtos, tornando assim as vendas garantidas. Outra maneira de fidelizar os consumidores foi criar um cartão com QR code,o App centraliza em seu smartphone o acúmulo de pontos, trocando os pontos por produtos nas máquinas. A cada compra você acumula pontos adicionados ao seu cadastro no app, e assim pode trocar os pontos por bebidas nas próprias máquinas.

      Máquinas no Japão é um assunto que não termina, elas fazem parte do nosso cotidiano e nos ajuda muito nessa correria.

      Espero que tenham curtido, compartilhem com seus amigos, cliquem no coraçãozinho lá em cima, comente e me siga também nas minhas redes sociais que tem mais Japão pra vocês.

      Até semana que vem!

      Sayonara.

      Tags : app, bebidas, caça-níquel, cartão pré-pago, cigarros, consumidor, digital, distribuir, fumante, máquina automática, máquina mania, menores de idade, moeda, produtos, QR code, smartphone, Terremoto, tickets, touch screen, venda
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      Márcia Sakumoto

      Márcia Sakumoto

      Brasileira filha de pai japonês e mãe gaúcha. Entre idas e vindas sua história com o Japão já dura 12 anos. Atualmente está há 7 anos seguidos em terras nipônicas, onde vive com sua família e trabalha. Vai trazer toda semana novidades e histórias do seu cotidiano.

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