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      Kacau: Entrevista com a colunista Zaida Costa

      KacauKacau
      agosto 27, 2019
      Portal News, Variedades
      0 Comentário
      22
      Kacau: Entrevista com a colunista Zaida Costa

      Zaida Costa, é Consultora e Coach de Estilo e Imagem masculina e Feminina. Formou-se pela Ecole Brazil, representante da Ecole Supériere de Relooking Paris e Escola Panamericana de Artes. É também palestrante, modelo e Miss Brasil Mundo, e recentemente, Zaida se tornou membro da FIPI Brasil – Federação Internacional das Profissionais de Imagem.

       

      1. Zaida, você foi Miss Brasil Mundo! Conta pra gente um pouquinho dessa fase da sua vida.

      Foi uma fase que se transformou em história de vida.

      Tudo começou muito cedo porque as pessoas procuravam o meu pai para eu me candidatar ao Miss Bahia e como era de menor ,ela avisava que não era o momento porque eu não  tinha idade para concorrer.

      Comecei a desfilar como modelo e venci cinco concursos de beleza até ser eleita a Miss Bahia e  terceira colocada no Miss Brasil. Em seguida fui representar o País no ‘Miss Word” em Londres e daí vem o titulo de Miss Brasil Mundo.

      Foi um aprendizado fantástico, convivi com mulheres lindas de toda a parte do mundo e foi a minha primeira viajem a Europa.

      Essa experiencia abriu as portas e no meu retorno, fundei a Open Door , empresa de Eventos, recepções, coquetéis . Eu selecionava e preparava quase 200 moças para estes eventos.

      Participei de algumas campanhas publicitárias locais e em seguida fui trabalhar em agências de propaganda.

       

       

      1. Ser Miss é um título de muita pressão? Esse título exigiu alguma mudança radical de você?

      Não vi desta forma até porque sempre fui disciplinada. Mudei hábitos alimentares, a forma de me colocar em alguns lugares ,mas nada radical.

       

      3.Hoje você é consultora de estilo e imagem, como foi o caminho até aqui? O que inspirou você?

      Trabalhei anos e anos no mundo coorporativo e percebia claramente a dificuldade das pessoas em se vestir e se apresentar em determinados locais. Analisei o quanto isso atrapalhava um  plano de carreira ou  um relacionamento pessoal.

      Via como as pessoas observavam a minha vestimenta, elogiavam e o quanto isso representava na minha imagem  porque sabemos que a vestimenta fala por “você”.

      Decidi fazer minha transição de carreira e fui me especializar na Consultoria com proposito de ajudar as pessoas a encontrarem o seu estilo , autoestima e autoconhecimento.

       

       

      4.Qual a diferença entre moda e tendência ?

      A moda é atual, descreve o hábito e o costume .

      Ela representa tudo aquilo que somos e representamos pro mundo. Ela faz referencia como você compõe uma peça e outra.

      A tendência é algo que ainda não está na moda , mas quando usada repetidas vezes por pessoas com influência , passa a ser tendência .

      Muito comum para as fashionistas que se permitem ousar com vários tipos diferentes.

       

       

      5. Qualquer um pode lançar uma tendência ou isso vem de pessoas ou marcas específicas?

      Sim, pode.

      Principalmente o estilo fashionista que sabe “ousar” independente da época, estação, ela lança e pronto ! Se as pessoas seguirem, passa a ser uma tendência.

       

      1. Como se faz uma consultoria de estilo e imagem?

      O trabalho da Consultoria é um processo  que abrange 6 a 7 encontros  presenciais que envolve as 4 etapas principais. Isso pode ser feito semanalmente no mínimo em duas horas e concluímos em 6 semanas em média.

      Começamos com a entrevista de Coach  e Identificação do Estilo do cliente(a).

      Analise Morfológica – onde identificamos o biotipo.

      Analise Cromática – Colorimetria onde identificamos a cartela ou paleta de cores do cliente(a).

      Analise do Guarda- Roupa-  orientação – organização  – Montagem de looks.

       

       

      1. A indústria da moda pensa em todos os biotipos ou continua valorizando o estilo magérrimo como padrão?

      Não vejo que a indústria valorize o estilo magérrimo  mas  sabemos que tanto as industrias como determinadas   lojas  têm uma preferência pelos padrões  P,M e G em maior escala.

      Favorecer os GG e EXG não é muito comum .

      Ainda assim ,faz bastante tempo que a Plus size tem seu biotipo valorizado e com lojas especializadas .

       

       

      1. As brasileiras tem estilo? Qual a posição do Brasil no mercado da moda?

      As brasileiras têm um biotipo favorável ao próprio clima tropical e um estilo próprio, leve e solto .Mesmo nas regiões mais frias sem o calor do norte ou nordeste, o seu estilo prevalece.

      O Brasil, atrai olhares de artistas, estilistas, fashionistas do mundo todo. Ele transmite ideias

      pela sua riqueza de cores, clima e cultura. No passado não era bem visto ,assim, mas a moda internacional tem um olhar de respeito para a nossa também e nossos desfiles se consolidam cada vez mais  por meio de formato inovador.

       

      1. Você foi convidada para fazer parte da FIPI BRASIL, que é a Federação Internacional dos Profissionais de Imagem! Nos conte um pouco sobre essa organização e sobre o trabalho de vocês.

      A FiPI é uma organização profissional britânica sem fins lucrativos que define os altos padrões da indústria da Imagem e Estilo.

      Foi criada em Londres em 1988 por um conselho e oferece aos seus membros apoio profissional através  de ferramentas que garantem o alto padrão  do serviço prestado por nós ao mercado de consultoria .

      E possibilita as consultoras palestrar nos eventos, divulgar seu trabalho, dando visibilidade.

      Estimular negócios e compartilhar conhecimentos.

       

       

      1. Em meio a tanto trabalho e glamour, quem é a Zaida nas horas livres e qual seu estilo favorito?

      A Zaida  é simples nos seu estilo de vida.

      Dona de casa, mãe, avó que prioriza sempre a família e o trabalho .

      Adoro mexer com a casa, decoração e limpeza- amo os animais em especial a minha caçula de quatro patas a “Nina”.

      Gosto de ficar um pouco sozinha e refletir muito porque já falo demais quando estou com os outros …

      Gosto de cuidar dos cabelos e da pele sem exageros e usar roupas que combinem com a minha cor e sejam alegres.

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      Kacau

      Publicitária e designer gráfico, especializada em Comunicação Audiovisual. Atuando há 16 anos no mercado, trabalha com desenvolvimento de projetos, criação, produção de conteúdo, planejamento de marketing e é Diretora de Comunicação e Marketing do Portal do Andreoli.

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