• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • Cecília Telles
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Laura Lima
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Uma tese audaciosa

      Fernando CalmonFernando Calmon
      dezembro 29, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Uma tese audaciosa

      O ano de 2018 termina e 2019 começa ainda sob influência das maiores incertezas que já se abateram sobre o futuro da indústria automobilística mundial. Não existem dúvidas em relação à importância dos quatro temas principais repetidos a toda hora: eletrificação, conectividade, direção autônoma e compartilhamento. Cada um deles, porém, tem seus próprios desafios.

      Grandes grupos de fabricantes ao redor do planeta apresentam uma visão algo mais ou algo menos corajosa sobre esses temas. Eles surgiram quase ao mesmo tempo, muitas vezes influenciados por decisões políticas ou estímulos de governos.

      Torna-se preocupante e pode levar a um rumo perigoso a gigantesca exigência de capital para investimento. Haverá dinheiro suficiente para desenvolver simultaneamente quatro frentes? Conectividade e direção autônoma apresentam alguma interatividade. As outras duas, menos.

      Compartilhamento é um campo em que colaboração e parceria podem conter gastos. Agora mesmo, arquirrivais como BMW e Mercedes-Benz anunciaram a aprovação de autoridades americanas e europeias para um plano de juntar forças numa única empresa em cinco iniciativas: mobilidade multimodal sob demanda; compartilhamento de veículos em cidades; serviços de carona em autos particulares ou táxis por aplicativos; estacionamentos conectados para agilizar o uso, diminuindo o tempo de procura por vagas; construção de uma rede integrada de recarrega de baterias.

      Tudo isso parece insuficiente para resolver todos os desafios. Continua a falta de consenso e mesmo convergência tecnológica sobre como mover e abastecer ou recarregar carros elétricos. O automóvel em si não apresenta segredos. Pode ser até mais barato projetá-los e fabricá-los. Mas a reciclagem de baterias ainda é um sério problema em aberto. Veículos autônomos podem receber propulsão clássica ou elétrica, embora os custos ainda se mostrem estratosféricos.

      Nos EUA, segundo maior mercado do mundo e mais rico do que qualquer outro, as estratégias de curto e médio prazo diferem entre GM, Ford e FCA. A primeira decidiu apostar todas as fichas apenas em elétricos puros, descartando híbridos e desacelerando o mais rápido possível investimentos em motores a combustão. Ford e FCA agem de modo cauteloso, sendo que a FCA só este ano anunciou um plano de médio prazo focado em transição conservadora.

      Para inflamar as discussões, Jack Baruth, colaborador da revista americana Road & Track, escreveu instigante artigo sobre táticas empresariais ligadas ao futuro. Ele defende não aplicar nenhum centavo nessas novas tecnologias até aparecer uma solução real e prática. Preconiza, ao contrário, despejar dinheiro para melhorar muito os carros e motores convencionais, o que daria grande vantagem competitiva nos próximos anos. E quando chegar a hora de mudar, não serão dois ou três anos de atraso que farão diferença.

      Para Baruth, qualquer bateria ou novos avanços em motopropulsão até 2025 não seriam disruptivos o suficiente para agitar o mercado de verdade e, de forma rápida, tornar-se universal. “Então por que gastar agora bilhões de dólares em busca do ‘Santo Graal’ se, mais adiante, a tecnologia pode ser comprada quando começar a cair de preço?”

      Trata-se de tese audaciosa. As coisas podem não acontecer de modo tão simples porque há pressões políticas envolvendo aspectos do meio ambiente e utilização de automóveis nos grandes centros urbanos. Embora possa se aplicar aos EUA e, curiosamente, também aos países em desenvolvimento (como o Brasil), esperar para ver passa longe de ser ideia descartável.

      Tags : aplicativo, automóvel, autônomo, bateria, BMW, carona, carro elétrico, carros, combustão, compartilhamento, conectividade, direção, eletrificação, estacionamento, fabricantes, FCA, Ford, GM, híbrido, indústria automobilística, interatividade, Mercedes-Benz, mobilidade, motor, propulsão, táxi, tecnologia, veículos
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      César Romão: Não perca sua bondade
      Próximo artigo
      César Romão: Não perca sua bondade
      Flávia Raucci: Oração do cavalo
      Artigo anterior
      Flávia Raucci: Oração do cavalo
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Terapia dos Astros, Variedades abril 20, 2021

        Ana Lessa: Elementos da Mandala

        Ana Lessa: Elementos da Mandala Astrológica
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 19, 2021

        Fábio Muniz: Leia livros, mas

        Fábio Muniz: Leia livros, mas sobretudo aprenda a ler pessoas!
        Segurança, Variedades abril 19, 2021

        Jorge Lordello: A estratégia do

        Jorge Lordello: A estratégia do mini hábito para mudar hábitos 
      • Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 18, 2021

        Lilian Schiavo: O poder da

        Lilian Schiavo: O poder da comunicação
        Mundo Teen, Variedades abril 18, 2021

        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger

        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger e Direct do Instagram
        Querido Vinho, Variedades abril 17, 2021

        Iramaia Loiola: Caderno do Querido

        Iramaia Loiola: Caderno do Querido Vinho

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Ana Lessa: Elementos da Mandala Astrológica
        Terapia dos Astros, Variedades abril 20, 2021
        Ana Lessa: Elementos da Mandala
      • Fábio Muniz: Leia livros, mas sobretudo aprenda a ler pessoas!
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 19, 2021
        Fábio Muniz: Leia livros, mas
      • Jorge Lordello: A estratégia do mini hábito para mudar hábitos 
        Segurança, Variedades abril 19, 2021
        Jorge Lordello: A estratégia do
      • Lilian Schiavo: O poder da comunicação
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 18, 2021
        Lilian Schiavo: O poder da
      • Arthur Gimenes: Facebook une Messenger e Direct do Instagram
        Mundo Teen, Variedades abril 18, 2021
        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli