• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Rota difícil à frente

      Fernando CalmonFernando Calmon
      julho 12, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Rota difícil à frente

      Destrinchar tudo o que o Governo Federal anunciou no último dia 5 sobre o programa Rota 2030 tomaria o espaço de algumas destas colunas. Então a intenção é comentar alguns pontos e, em especial, a validade das decisões anunciadas que ainda passarão pelo crivo do Congresso Nacional até se tornar lei em novembro próximo.

      Primeiramente, em um país com baixa cultura de planejamento e alto grau de imprevisibilidade qualquer plano de 15 anos – dividido em três períodos quinquenais – já se pode considerar uma conquista importante. Incentivar pesquisa e desenvolvimento (P&D) locais é estratégia de vários países. Pode ser feito de forma eficiente ou não, dependendo de como se monta a estratégia. O Brasil já cometeu erros nesse ponto, mas também aprendeu como evitá-los.

      O Rota 2030, de fato, atrasou seis meses por ser mais complexo e ter levado a um conflito entre ministérios. Perdeu-se muito tempo em discussões se R$ 1,5 bilhão por ano de incentivos era um valor incompatível com a atual penúria fiscal do País. Bem, o Brasil concede cerca de R$ 300 bilhões ao ano em subsídios variados, inclusive à agricultura…

      Para conseguir compensar aquele valor, o conjunto dos fabricantes de veículos deve comprovar ter investido montante 233% superior, ou seja, R$ 5 bilhões por ano em território nacional. Alternativa seria aplicar esse dinheiro no exterior e assim criar empregos em outros países.

      Indústria automobilística na maioria dos países é incentivada – ou até disputada como ocorreu com marcas japonesas em estados americanos – de forma clara ou velada pela longa cadeia produtiva e qualidade dos empregos. Entretanto, no Brasil há uma situação curiosa. Essa indústria representa 4% do PIB do País, mas recolhe em torno de 10% dos impostos pertinentes: carga fiscal sobre automóveis é a maior do mundo.

      Empresas de autopeças também receberão suporte fiscal para investir em tecnologia. Criaram-se ainda incentivos específicos ao conjunto da indústria para campos de atuação considerados estratégicos e que não podem mais ser negligenciados. Entre eles conectividade, carros autônomos, inteligência artificial e manufatura avançada.

      Há vários pontos positivos no Rota 2030. Exige redução compulsória de consumo de combustível: ganho estimado de 11% a cada cinco anos. Nenhuma fabricante escapa, tendo ou não fábrica no Brasil. Foram criadas duas faixas de economia adicional, com até 1% de desconto do IPI em cada etapa, para modelos, individualmente, que conseguirem superar o mínimo. Isso ocorre porque a tecnologia fica mais cara para avançar em eficiência energética.

      Automóveis nacionais e importados (especificamente da China) também terão um cronograma para melhorar segurança passiva e ativa em prazos compatíveis para absorção de parte dos aumentos de custos. Ao longo dos 15 anos espera-se que o mercado cresça para o aumento de produção gerar escala suficiente. Para tanto, é necessário alcançar o patamar de quatro a cinco milhões de unidades vendidas anualmente.

      Em 2018, porém, as previsões estão menos otimistas. Com os problemas gerados pela greve dos caminhoneiros e o estresse político o crescimento de 15% ou mais vem sendo revisado. Fenabrave rebaixou os números mais otimistas esperados pelas concessionárias, enquanto a Anfavea desistiu de reestimar para cima o crescimento de vendas de 11% sobre 2017.

      Agora se prevê que 2,5 milhões de veículos leves e pesados, ou algo muito pouco acima desse patamar, ganharão as ruas este ano. Rota difícil à frente.

      ALTA RODA

      HYUNDAI ainda não tem acerto final do plano de produtos até 2022. Depende de eventual acordo com Grupo CAOA (talvez renovação do contrato de importações por prazo menor, a cada dois anos e não 10 anos) e da provável fábrica na Argentina para picape compacta. Mas, segunda geração do HB20 poderá chegar em 2019, ao se completar o ciclo de sete anos da primeira geração.

      SPIN virou seu ciclo de vida de seis anos com mudanças estilísticas que amenizam bastante sua forma exageradamente rústica. Capô mais baixo (com nove vincos), grade e faróis redesenhados, tampa e lanternas traseiras em harmonia, além de rodas de 16 pol. e a retirada (já era sem tempo) do estepe externo, deram equilíbrio ao conjunto. Versão aventureira Activ passou a oferecer sete lugares.

      CHEVROLET Spin virou seu ciclo de vida de seis anos com mudanças estilísticas que amenizam bastante sua forma exageradamente rústica. Capô mais baixo (com nove vincos), grade e faróis redesenhados, tampa e lanternas traseiras em harmonia, além de rodas de 16 pol. e a retirada (já não era sem tempo) do estepe externo, deram equilíbrio ao conjunto. Versão aventureira Activ passou a oferecer sete lugares.

      DIRIGIBILIDADE também melhorou no único monovolume tradicional que restou no mercado brasileiro com volume de significativo (Fit vende mais, porém é meio-termo entre hatch e monovolume). Suspensão bem acertada e respostas mais suaves do câmbio automático completam a renovação do Spin. Preços começam em R$ 63.900 e chegam a R$ 83.490.

      Tags : ANFAVEA, automóveis, autopeças, câmbio automático, carros, carros autônomos, Chevrolet, combustível, concessionárias, conectividade, desenvolvimento, dirigibilidade, estratégia, fabricante, faróis, Fenabrave, greve dos caminhoneiros, Grupo CAOA, hatch, Hyundai, incentivos, indústria automobilística, inteligência artificial, IPI, manufatura, pesquisa, PIB, Rota 2030, suspensão, tecnologia, veículos
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Fitness: Musculação para crianças
      Próximo artigo
      Fitness: Musculação para crianças
      Priscilla Bisognin - Padarias para conhecer antes de morrer: Salvaje
      Artigo anterior
      Priscilla Bisognin – Padarias para conhecer antes de morrer: Salvaje
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Cadê minha advogada?, Variedades fevereiro 28, 2021

        Milena Wydra: Apenas uma pausa

        Milena Wydra: Apenas uma pausa
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 28, 2021

        Lilian Schiavo: Lugar de mulher

        Lilian Schiavo: Lugar de mulher
        Querido Vinho, Variedades fevereiro 27, 2021

        Iramaia Loiola: Qual a temperatura

        Iramaia Loiola: Qual a temperatura correta para degustar o QueridoVinho?
      • Fitness, Variedades fevereiro 27, 2021

        Edson Andreoli: Como treinar as

        Edson Andreoli: Como treinar as panturrilhas?
        Tudo é Moda, Variedades fevereiro 26, 2021

        Ane Bueno: A "Moda" sem

        Ane Bueno: A “Moda” sem gênero, genderless ou unissex vem com força total.
        A Chef da Casa, Cozinha fevereiro 26, 2021

        Imaculada So: Uma receita afetiva!

        Imaculada So: Uma receita afetiva!

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Milena Wydra: Apenas uma pausa
        Cadê minha advogada?, Variedades fevereiro 28, 2021
        Milena Wydra: Apenas uma pausa
      • Lilian Schiavo: Lugar de mulher
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 28, 2021
        Lilian Schiavo: Lugar de mulher
      • Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
        Cinema fevereiro 27, 2021
        Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
      • Iramaia Loiola: Qual a temperatura correta para degustar o QueridoVinho?
        Querido Vinho, Variedades fevereiro 27, 2021
        Iramaia Loiola: Qual a temperatura
      • Edson Andreoli: Como treinar as panturrilhas?
        Fitness, Variedades fevereiro 27, 2021
        Edson Andreoli: Como treinar as

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli