• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fernando Calmon
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Poder de sedução

      Fernando CalmonFernando Calmon
      novembro 16, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Poder de sedução

      Salão do Automóvel de São Paulo completa 30 edições e até o próximo dia 18 continuará a seduzir multidões. As pessoas permanecem fortemente atraídas por carros. Entre as razões estão comodidade, liberdade, agilidade e taxa de motorização ainda baixa, se comparada a de outros países, inclusive vizinhos, como Argentina. Este ano ficará marcado pela sanção presidencial do programa Rota 2030, no dia da inauguração oficial. Sua importância será analisada na Coluna da próxima semana.

      O maior número de novidades vem da Volkswagen. A mais escondida, agora revelada em versão próxima à final, é a picape de cabine dupla cujo nome provisório, Tarok, pode ser até o escolhido em 2020. De porte praticamente igual ao da Toro, incluirá motorização Diesel (tração 4×4, 1 tonelada de carga) e turboflex 1,4 L. Recurso interessante é o alongamento da caçamba ao rebater a divisória metálica interna, possível por ter construção monobloco, no caso derivada do Golf. Público pode ver de perto também o SUV compacto T-Cross (lançamento em abril 2019) e a dupla Polo GTS/Virtus GTS com motor turboflex 1,4 L/150 cv e câmbio automático de seis marchas.

      Fiat também chama atenção com o modelo-conceito Fastback que dá pistas para seu primeiro SUV médio e de próxima reestilização frontal da Toro. Sua distância entre eixos, 2,69 m, é praticamente a mesma do futuro SUV argentino VW Tarek. O modelo final, previsto para 2020, não terá linha de teto tão elegante e será um pouco maior que o Jeep Compass. A fabricante exibiu e importará da Itália umas 500 unidades do SUV compacto 500X, cuja arquitetura é a mesma do Renegade.

      Ford aproveitou o Salão para exibir o SUV médio Territory, projetado na China. Pela boa reação do público deverá importá-lo, mas este e uma provável versão de sete lugares têm grande chance de produção na Argentina. A onda SUV foi encapelada também pela CAOA Chery. Exibe os Tiggo 5X, 7 e 8 (este de sete lugares).

      Três fabricantes apresentam e vão importar modelos elétricos. Os médios Chevrolet Bolt (R$ 175.000) e Nissan Leaf (R$ 178.400), além do compacto Renault Zoe (R$ 149.900). Apesar de recente redução de carga fiscal, ainda custam cerca do dobro de veículos convencionais equivalentes. Então, espere uma marolinha, não uma onda “elétrica”. Audi, CAOA Chery, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes e VW também apresentaram modelos desse tipo. Lexus, por sua vez, anunciou que todo o seu portfólio de importados em 2019 será apenas de híbridos, solução mais coerente.

      Supercarros drenam o máximo de curiosidade no Espaço dos Sonhos. Destaque maior para o Mercedes-Benz AMG One, modelo mais caro já exibido no Salão: quase R$ 12 milhões. Potência de 1.054 a 1.248 cv, torque ainda sob sigilo (motor é o mesmo da F-1) e apenas duas unidades reservadas ao Brasil. McLaren Senna não fica muito atrás com 800 cv por R$ 8,5 milhões. Nesse nível, há preços até “atraentes”: Ferrari 488 Pista, 710 cv (R$ 3,7 milhões) e Porsche 911 GT2, 700 cv (R$ 2,2 milhões).

      Outra boa notícia anunciada no Salão: mais investimentos no País. BMW produzirá os novos Série 3 e X4, em Araquari (SC) e a Mitsubishi, o novo Eclipse Cross, em Catalão (GO).

      ALTA RODA

      OUTUBRO, com mais dias úteis, ajudou no resultado de vendas de veículos leves e pesados. Anfavea já admite que o ano de 2018 será melhor que suas duas previsões ao longo do ano. No acumulado dos dez primeiros meses em relação ao mesmo período de 2017, venderam-se 2,1 milhões de unidades, 15,3% a mais. Estoques totais de 34 dias, dentro da normalidade.

      PRODUÇÃO tem sido afetada por forte e abrupta queda do mercado argentino. Ainda assim está 9,9% acima do ano passado, na mesma comparação. Exportações mostram recuo de 10,9% em volume e 2,3% em valores. Em 2018, deverão ser produzidos 3 milhões de veículos, o que significa ociosidade em torno de 30%. Mínimo aceitável é de 20% (em dois turnos).

      GOLF VARIANT é opção esquecida pelo mercado, porém altamente racional e muito agradável de dirigir, tanto em cidade quanto em viagens. Apenas os alemães, ao redor do mundo, ainda valorizam as stations, entre outros fatores por suas boas estradas. Nada que ofereça 605 litros no porta-malas tem comportamento dinâmico e desempenho semelhantes, na medida certa.

      MAIS uma combinação de tração elétrica. Mercedes-Benz anunciou que vai ceder, para frotistas específicos na Alemanha, unidades do GLC dotadas de pilha a hidrogênio e bateria recarregável em tomada. Programa de testes começará em 2019. Até hoje nenhum fabricante havia pensado em associar as duas opções. Empresa não informou o preço desse arranjo técnico.

      RODAS de aço com supercalotas estilizadas e fixadas solidamente ao aro têm sido alternativa às rodas de liga de alumínio. Estas permitem desenhos mais ousados, mas custo é maior e diferença de peso tornou-se bem menor hoje (em alguns casos, as de aço são até 15% mais leves). Iochpe-Maxion produz 250.000 dessas rodas de aço, por ano, para dois carros e uma picape.

      Tags : ANFAVEA, Audi, bateria, BMW, cabine dupla, caçamba, câmbio automático, Caoa Cherry, carro elétrico, carros, Chevrolet, diesel, exportações, Fiat, Ford, frota, híbridos, Honda, Hyundai, Kia, Lexus, marchas, Mercedes-Benz, Merdeces, Mitsubishi, motor, motorização, Nissan, picape, potência, Renault, rodas, Rota 2030, Salão do Automóvel de São Paulo, supercalotas, supercarros, SUV, torque, tração elétrica, turboflex, veículos, Volkswagen, VW
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Crítica: Cadáver (The Possession of Hannah Grace) | 2018
      Próximo artigo
      Crítica: Cadáver (The Possession of Hannah Grace) | 2018
      Vanessa Inhesta estreia coluna sobre os segredos do Sexo
      Artigo anterior
      Vanessa Inhesta estreia coluna sobre os segredos do Sexo
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Segurança, Variedades janeiro 18, 2021

        Jorge Lordelo: Compras on line

        Jorge Lordelo: Compras on line e os produtos falsificados.
        Cadê minha advogada?, Variedades janeiro 17, 2021

        Milena Wydra: Os honorários advocatícios

        Milena Wydra: Os honorários advocatícios – contratuais e sucumbenciais.   
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 17, 2021

        Lilian Schiavo: Sororidade.

        Lilian Schiavo: Sororidade.
      • Querido Vinho, Variedades janeiro 16, 2021

        Iramaia Loiola: Um passeio pelo

        Iramaia Loiola: Um passeio pelo Doro e Dão.
        Tecno é Vida, Variedades janeiro 15, 2021

        João Eduardo Dmitruk: Cidades

        João Eduardo Dmitruk:  Cidades tecnológicas – Smart Cities.
        Carros, Variedades janeiro 14, 2021

        Fernando Calmon: Reflexos do Fim

        Fernando Calmon: Reflexos do Fim da produção da Ford.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Jorge Lordelo: Compras on line e os produtos falsificados.
        Segurança, Variedades janeiro 18, 2021
        Jorge Lordelo: Compras on line
      • Milena Wydra: Os honorários advocatícios – contratuais e sucumbenciais.   
        Cadê minha advogada?, Variedades janeiro 17, 2021
        Milena Wydra: Os honorários advocatícios
      • Lilian Schiavo: Sororidade.
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 17, 2021
        Lilian Schiavo: Sororidade.
      • Crítica: O Quebra-Cabeça (Puzzle) | 2018
        Cinema janeiro 16, 2021
        Crítica: O Quebra-Cabeça (Puzzle) |
      • Iramaia Loiola: Um passeio pelo Doro e Dão.
        Querido Vinho, Variedades janeiro 16, 2021
        Iramaia Loiola: Um passeio pelo

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli