• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Olhar sobre o futuro

      Fernando CalmonFernando Calmon
      julho 5, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Olhar sobre o futuro

      Uma jornada e tanto. Desde 5 de maio de 1999 esta coluna completa agora 1.000 edições semanais consecutivas. Para seguir a tendência das mídias impressas e digitais, o nome do colunista passa a encimar a coluna. Alta Roda a partir de agora identifica notícias curtas e relevantes que seguem abaixo.

      Para essa edição comemorativa foi feito um estudo sobre lançamentos até 2022. As três principais marcas, por exemplo, sinalizam apenas a quantidade e têm critérios diferentes sobre “novidades”. A indústria automobilística costuma apresentar gerações novas de modelos entre seis e oito anos e uma reciclagem de meia vida a cada três ou quatro anos. Segue uma projeção por sondagens e experiências anteriores. Sujeita, obviamente, a imprecisões por se tratar de segredos a sete chaves.

      Chevrolet: previstos 20 produtos. Renovação da atual linha: 13 modelos, incluídos Camaro cupê/conversível e Cruze hatch/sedã. Completados por crossover Onix; SUV base Onix (abaixo do Tracker); SUV base Cobalt (entre Tracker e Equinox); dois SUVs 7-lugares; picape entre Montana e S10 (base Cobalt) e Bolt (elétrico). Nova Blazer poderá ser o 21º veículo.

      Volkswagen já lançou seis de 20 novidades até 2020: Amarok V-6, Polo, Virtus, Tiguan, Golf e Variant. Seguem Gol e Voyage com câmbio automático, Jetta, Polo GTS e Virtus GTS ainda em 2018. Depois, T-Cross (SUV base Virtus), Tarek (SUV base Jetta), crossover (base Polo), picape intermediária (maior que Saveiro), nova Saveiro, novo up! e o sucessor do Gol. Importados: Atlas (EUA) e Passat (Alemanha). Nova geração da Amarok (não muda desde 2010) ampliará a lista para 21 modelos.

      FCA: prevê 15 produtos Fiat. Além da renovação de Mobi, Uno, Argo, Cronos e Toro, haverá crossover (base Mobi), SUV (base Argo) e SUV 7-lugares (base Compass). Novas gerações de Strada e Fiorino. Versões com motores turbo e câmbios automáticos completam a gama. Jeep serão 10: Renegade e Compass atualizados e Compass 7-lugares. O restante, importado: Wrangler (e sua versão picape), Cherokee/Grand Cherokee e Wagoner/Grand Wagoner, além do “baby” Jeep (menor que Renegade). RAM terá picape média para 1.000 kg (porte da antiga Dakota) e uma maior.

      Ford: não antecipa planos para cinco anos. Garante que terá três lançamentos em 2019. Estes poderiam ser Ranger (facelift), Edge (facelift) e Mustang conversível. Novas gerações de Ka e Ka sedã, EcoSport (2020) e nova Ranger (2022) são previstas.

      Toyota tem dois ciclos: meia-vida três anos e renovação a cada seis. Nova geração Corolla confirmada para 2019. Além de renovação de Etios, Yaris, RAV4, Camry, Hilux e SW4, projeta para 2022 um SUV com base no Yaris e um possível crossover (base Etios). Nissan ainda está em fase de planejamento e estuda os segmentos em vai atuar ou mesmo abrir mão. Honda não vislumbra novos segmentos de atuação: segue ciclos semelhantes à Toyota.

      Renault começa por renovar o Duster em 2019 e os demais modelos em ciclos de quatro e sete anos. Um novo crossover SUV/cupê é considerado certo para produção no Brasil (acima do Captur e mirando no Compass). Koleos volta a figurar entre os importados.

      A também francesa PSA vai se reinventar. Serão 16 produtos novos (incluídos comerciais leves), produzidos no Brasil e Argentina, até 2024. Começa com Citroën C4 Cactus no começo de setembro. Peugeot 208, 2008, 308, além de C3 e C4 Lounge terão novas gerações com uma única arquitetura modular conhecida como CMP. E também haverá uma picape média Peugeot para 1 tonelada de arquitetura convencional.

      ALTA RODA

      PROGRAMA Rota 2030 começa a superar um impasse na reta final. Procuradoria Geral do Ministério da Fazenda (PGMF) apontou a impossibilidade legal de conceder incentivo fiscal para fabricantes que conseguirem superar a meta de eficiência energética a cada cinco anos. Novas negociações e uma solução: só modelos acima do padrão obrigatório terão direito ao benefício.

      INICIALMENTE, havia a interpretação de que inviabilizaria um ponto relevante do Rota 2030: estimular investimentos em pesquisa no País. Mas o enquadramento por modelo pode chegar aos mesmos resultados, sem obstáculos jurídicos, pois todos terão de cumprir a meta mínima sem incentivos. É provável que no fim deste mês o programa possa, afinal, ser anunciado.

      SISTEMA de chassi 100% ativo, que a ZF acaba de anunciar na Europa, pode se transformar em grande facilitador para adoção de direção autônoma. Suspensões convencionais não lidam com pisos irregulares sem exigir atuação do motorista. Tal recurso é preditivo e deixa a carroceria livre de quaisquer oscilações. Resta discutir os custos.

      RESSALVAS: apenas no mês de novembro próximo a Toyota pretende iniciar o terceiro turno de produção em Sorocaba, se o mercado confirmar a tendência de recuperação. Quanto ao Golf e à station Variant, apesar de lançados no mês passado, são modelos 2018 e não 2019, como costuma ser a regra. Há casos, porém, de outros veículos em mercado três ou quatro meses antes, que já são modelos 2019.

      Tags : câmbio automático, carros, chassi, Chevrolet, conversível, Crossover, eficiência energética, futuro, hatch, Honda, indústria automobilística, lançamentos, motor, motorista, Nissan, Peugeot, picape, PSA, Renault, Rota 2030, seda, suspensão, SUV, Toyota, veículos, Volkswagen
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Fitness:Treinar uma região específica não reduzirá a gordura local
      Próximo artigo
      Fitness:Treinar uma região específica não reduzirá a gordura local
      Priscilla Bisognin-Pães da Itália: muito além do pão italiano
      Artigo anterior
      Priscilla Bisognin-Pães da Itália: muito além do pão italiano
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Carros, Variedades fevereiro 25, 2021

        Fernando Calmon: Waze ou Google

        Fernando Calmon: Waze ou Google Maps: Qual o melhor?
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 25, 2021

        Sueli Oliveira: Porque as pessoas

        Sueli Oliveira: Porque as pessoas se importam tanto com a opinião do outros.
        Motivação, Variedades fevereiro 24, 2021

        César Romão: Princípio do dar

        César Romão: Princípio do dar
      • Elas no Esporte, Esportes fevereiro 24, 2021

        Paty Santos: É amanhã: Flamengo

        Paty Santos: É amanhã: Flamengo ou Internacional?
        Transformação Digital, Variedades fevereiro 23, 2021

        Fabíola Calixto: Por que o

        Fabíola Calixto: Por que o marketing digital inclusivo e acessível deve ser prioridade no seu negócio em 2021?
        Segurança, Variedades fevereiro 22, 2021

        Jorge Lordello: Dicas de segurança

        Jorge Lordello: Dicas de segurança para usar o Pix e não cair na roubada.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Fernando Calmon: Waze ou Google Maps: Qual o melhor?
        Carros, Variedades fevereiro 25, 2021
        Fernando Calmon: Waze ou Google
      • Sueli Oliveira: Porque as pessoas se importam tanto com a opinião do outros.
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 25, 2021
        Sueli Oliveira: Porque as pessoas
      • Crítica: Violation (2020)
        Cinema fevereiro 24, 2021
        Crítica: Violation (2020)
      • César Romão: Princípio do dar
        Motivação, Variedades fevereiro 24, 2021
        César Romão: Princípio do dar
      • Paty Santos: É amanhã: Flamengo ou Internacional?
        Elas no Esporte, Esportes fevereiro 24, 2021
        Paty Santos: É amanhã: Flamengo

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli