• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Mercado interno esboça primeiras reações

      Fernando CalmonFernando Calmon
      agosto 6, 2020
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      1
      Fernando Calmon: Mercado interno esboça primeiras reações

      As notícias ainda não são boas, mas a recuperação nas vendas de veículos leves e pesados está em curso mesmo com horário reduzido das concessionárias, depois de conhecidos os números de julho, que teve dois dias úteis a mais que junho. Segundo Alarico Assumpção Jr, presidente da Fenabrave, “o mercado vem, gradativamente, se ajustando e o índice de confiança começa a melhorar. Há retração menor do que a esperada do desemprego e melhora no nível de aprovação cadastral para financiamento de veículos que atingiu 7 em cada 10 fichas, próximo ao normal”.

      Entre os veículos leves (94% do total) a diferença de julho deste ano, comparado ao mesmo mês de 2019 foi de menos 29,7%. No acumulado dos primeiros sete meses do ano contra igual período de 2019 a queda foi de 37%, já abaixo dos 40% previstos pela Anfavea. A tendência parece indicar que a queda em 2020 poderá ser menor que 30% à medida que a economia brasileira comece a reagir.

      Grande parte de recuo deve-se às locadoras que praticamente pararam de comprar. Isso atingiu fortemente os hatches compactos e, como lembra o consultor Francisco Mendes, estes tradicionalmente dominam as vendas. Em julho quatro SUVs aparecem entre os 10 mais vendidos. Destaque foi a primeira colocação do T-Cross, líder absoluto pelo segundo mês consecutivo. No entanto, a própria VW aponta que as vendas da versão Sense, para compradores PCD, estavam represadas pela pandemia. Não tira o mérito, mas há uma razão. Essas distorções estatísticas tendem a continuar.

      Existe, porém, outro problema apontado por Cássio Pagliarini, da Bright Consulting. Para ele a pandemia obriga elevação de preços e dificulta a recuperação em razão das altas do dólar, de despesas logísticas por atrasos, frete aéreo e troca de fornecedores, além do custo da ociosidade. O mix maior de SUVs eleva o tíquete médio dos produtos e isso limita a recuperação mais acelerada do mercado.

      CARRO ELÉTRICO LEVARÁ

      DÉCADAS PARA DOMINAR

      Recentemente, Mary Barra, CEO da GM mundial, admitiu que será bem difícil expandir as vendas de veículos elétricos nos EUA. A frota atual americana, a maior do mundo, consiste de 250 milhões de automóveis, picapes, SUVs, vans e caminhões, quase todos de motores a combustão apenas. Somando híbridos plugáveis e elétricos há pouco mais de 0,5% desses veículos em circulação. A participação de mercado caiu de 2% em 2018 para 1,9% em 2019. Isso apesar de subsídios gordos em alguns Estados importantes como a Califórnia.

      Uma das razões foi a queda do preço do petróleo e, consequentemente, da gasolina. A outra é os longos deslocamentos em um país coberto por estradas. Ônibus e trens, muito poucos. A GM e a Tesla estão apostando numa nova bateria que pode durar um milhão de milhas (1,6 milhão de quilômetros), mais rápida de carregar e de reciclar sem cobalto e com eletrodos de estado sólido. Motoristas americanos rodam em média 25.000 km/ano (o dobro do Brasil) basicamente por autoestradas. Não querem perder tempo ao abastecer ou risco de esgotar a bateria.

      A Tesla baixou os preços dos seus carros e já não oferece recarga grátis para seus modelos mais caros, o S e o X.

      No Brasil, também com grandes distâncias, mas infraestrutura precária, o problema é agravado pelos altos preços. Há exceções. A Porsche abriu a pré-venda do seu sedã elétrico Taycan entre R$ 589.000 e R$ 979.000. O Panamera, um modelo maior, tem preços entre R$ 567.000 e R$ 997.000 com propulsão convencional. Diferença até aceitável. O novo Peugeot 208 elétrico chega em dezembro e também se espera preço razoável.

      Elétricos puros e híbridos plugáveis representam apenas 0,1% do mercado brasileiro.

      OMINICHANNEL AVANÇA

      A palavra está na moda e em tradução livre significa multicanais de atendimento, unindo on line (internet, computadores, smartphones, redes sociais, chatbot (robô de atendimento) e SAC) ao off line (presencial). Com o isolamento social, ficou mais evidente que as empresas precisam se reinventar, independentemente do ramo de atuação.

      Para Frederico Menegatti, CEO da Getrak, especializada em sistemas web de rastreamento, a tecnologia também tem sido essencial para proporcionar um bom relacionamento entre cliente e empresa.

      “Quando lidamos com situações em que o estado emocional fala mais alto, como pessoas que tiveram carros roubados ou empresas que perderam mercadorias, toda atenção e acompanhamento inteligente em tempo real faz a diferença. Independentemente do canal de atendimento, a premissa pelo bom relacionamento deve ser o pilar principal do seu negócio. Para que isto aconteça é importante a empresa estar integrada de ponta a ponta com tecnologias que auxiliem as informações circularem por todo o negócio. Isto tem gerado resultados surpreendentes e cada vez mais determinantes para o sucesso junto aos clientes”, explica.

      E acrescenta: “Não é fácil manter bom engajamento. Nessa etapa muitas empresas ganham notoriedade ou se perdem de vez.”

      ____________________________________________________________

      www.fernandocalmon.com.br

      Imagem: Freepik

      Tags : carros, Fernando Calmon: Mercado interno esboça primeiras reações, variedades
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Sônia Pezzo: “Complexo Aquático Baetão”
      Próximo artigo
      Sônia Pezzo: “Complexo Aquático Baetão”
      Paty Santos: O Encanto da Liga dos Campeões
      Artigo anterior
      Paty Santos: O Encanto da Liga dos Campeões
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Querido Vinho, Variedades março 6, 2021

        Iramaia Loiola: Querido Vinho é

        Iramaia Loiola: Querido Vinho é vacina_ Descubra!
        A Chef da Casa, Variedades março 5, 2021

        Imaculada So: Uma receita da

        Imaculada So: Uma receita da Sogra
        Variedades março 4, 2021

        Andreoli: Aniversário

        Andreoli: Aniversário
      • Carros, Variedades março 4, 2021

        Fernando Calmon: Quem ocupará o

        Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021

        Paty Santos: Cartão amarelo para

        Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
        Transformação Digital, Variedades março 2, 2021

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe -

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe –  Como se reinventar no mercado de trabalho em 2021 com o apoio das tecnologias?

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Iramaia Loiola: Querido Vinho é vacina_ Descubra!
        Querido Vinho, Variedades março 6, 2021
        Iramaia Loiola: Querido Vinho é
      • Imaculada So: Uma receita da Sogra
        A Chef da Casa, Variedades março 5, 2021
        Imaculada So: Uma receita da
      • Andreoli: Aniversário
        Variedades março 4, 2021
        Andreoli: Aniversário
      • Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Carros, Variedades março 4, 2021
        Fernando Calmon: Quem ocupará o
      • Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021
        Paty Santos: Cartão amarelo para

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli