• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Mercado cai em agosto menos que o esperado.

      Fernando CalmonFernando Calmon
      setembro 3, 2020
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      1
      Fernando Calmon: Mercado cai em agosto menos que o esperado.

      Ao contrário de previsões catastróficas de queda de vendas de veículos em 2020 em razão da pandemia e do isolamento social, o cenário do mercado brasileiro no mês passado apontou um quadro menos ruim que o esperado. Pelo critério mais preciso de vendas diárias, que ameniza distorções sazonais como dias úteis, agosto deste ano apresentou redução de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação que considera o mês corrido a queda foi de 24,8%. Nos oito primeiros meses de 2020 e 2019 as vendas encolheram 35,7%, 10 pontos percentuais abaixo do que muitos pensavam.

      Não se trata aqui de “comemorar” uma possível queda de 20% de 2020 sobre 2019, no final do ano, mas sim que em 2021 há grande possibilidade de se repetirem os números de 2019. Os presidentes da BMW, Aksel Krieger, e da Nissan, Marco Silva, admitiram serem estas as suas previsões para as respectivas marcas, durante o evento on-line #ABPlanOn, organizado pela Automotive Business na semana passada. Os pessimistas achavam que só em 2025 poderíamos voltar ao patamar de 2019, o que sempre achei um exagero e um cenário bastante improvável.

      Os 10 modelos mais vendidos no mês passado foram, de acordo com a Fenabrave: Onix hatch, HB20 hatch, Ka hatch, Strada, T-Cross, Gol, Argo, Renegade, Kwid e Toro. Acompanhar o vai-e-vem dos números de curto prazo é como mirar a árvore e não a floresta, em momentos de volatilidade como os atuais. Muitas vendas ficaram represadas, fábricas voltaram a operar de forma lenta e em ritmos diferentes dependendo da região do País. Só em meados deste semestre o desempenho de cada modelo tende a se consolidar, considerando lançamentos recentes e os próximos. O Nivus, por exemplo, ainda está em fase de aceleração de produção como acontece com todo modelo novo.

      O que vem influenciando o mercado é um movimento defensivo e de antecipação de compras por parte dos compradores em relação à alta do dólar frente ao real. Óbvio que isso aconteceria com modelos importados e até os nacionais porque nenhum veículo fabricado aqui tem 100% de peças locais. Os modelos usados estão dando sustentação a esta queda menor que o esperado. Outro indicador positivo: percentual de 70% de fichas de crédito aprovadas retoma os níveis de janeiro, de pré-pandemia.

      Em agosto a VW voltou a liderar o segmento de automóveis e comerciais leves, seguida de perto pela Fiat, que também ultrapassou a GM. No acumulado dos oito primeiros meses de 2020, a empresa americana ainda está à frente, porém tecnicamente empatada com a alemã: 17,4% contra 17,3%. A italiana vem em terceiro com 15%.

       

      INTEGRAÇÃO FCA E PSA

      AVANÇA COM RAPIDEZ

       

      Antes mesmo de concluída a fusão FCA e PSA, prevista para o primeiro trimestre de 2021, a Stellantis toma decisões estratégicas ainda não anunciadas oficialmente por questões legais. Mas o site Automotive News Europe teve acesso a um comunicado recente da FCA que pedia aos fornecedores para suspender todos os investimentos em carros compactos (no Brasil, o segmento mais vendido). Dessa forma o sucessor do Punto, que saiu de produção na Europa em 2018, terá a mesma arquitetura CMP utilizada pela PSA nos Peugeot 208 e 2008 (ambos reservados para produção na Argentina), DS3 Crossback e Opel/Vauxhall Corsa e Mokka.

      Uma das grandes vantagens da CMP é terem sido previstas motorizações térmica, híbrida e elétrica, o que significa redução substancial de custos e assim se adaptar a demandas de diferentes continentes. A lógica da fusão de marcas francesas, italianas e alemãs é a escala de produção. Na América do Sul isso também ocorrerá em médio prazo. Além do 208, do 2008, do futuro SUV compacto da Citroën na fábrica de Porto Real (RJ) previsto para meados de 2021, os sucessores do Argo e de seu SUV-cupê (este no final de 2021) poderão compartilhar a mesma arquitetura CMP.

      Outra integração considerada certa são os motores Firefly turbo de três e quatro cilindros, produzidos em Betim (MG) pela FCA para Fiat e para Jeep no ano que vem, também estarem nos Peugeot e Citroën fabricados tanto no Brasil quanto na Argentina, em até dois anos.

       

      MITSUBISHI AMPLIA

      OPÇÕES DA L200

       

      A partir da segunda quinzena deste mês, a linha de picapes médias L200 passa de cinco para oito opções. A L200 Sport teve a dianteira completamente redesenhada com certo exagero de cromados, porém estilo ousado o diferencia dos principais concorrentes. Faróis são de duplo LED, na versão mais cara. As lanternas traseiras impressionam bem. Motor turbodiesel não mudou (190 cv e 43,9 kgfm), porém a caixa de câmbio agora é de seis marchas (cinco antes).

      Há quatro opções de tração, sendo três 4×4, incluindo sistema ativo de controle de tração. Oferece sete airbags de série, alerta de ponto cego e frenagem autônoma. O ar-condicionado (bizona na frente) tem saídas pelo teto para o banco traseiro. Multimídia JBL de 7 pol.  integra-se a celulares de qualquer marca. Preços: R$ 188.990 a R$ 232.990.

      _____________________________________________________________________________

      www.fernandocalmon.com.br

       

      Imagem: Reprodução internet

      Tags : ABPlanOn, carros, FCA, Fernando Calmon, L200, Mercado de carros, PSA, segmento de automóveis, vendas de veículos
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Sueli Oliveira:  O que é resiliência? O que é ser resiliente?
      Próximo artigo
      Sueli Oliveira: O que é resiliência? O que é ser resiliente?
      Sonia Pezzo: Vamos falar de leitura?
      Artigo anterior
      Sonia Pezzo: Vamos falar de leitura?
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Carros, Variedades fevereiro 25, 2021

        Fernando Calmon: Waze ou Google

        Fernando Calmon: Waze ou Google Maps: Qual o melhor?
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 25, 2021

        Sueli Oliveira: Porque as pessoas

        Sueli Oliveira: Porque as pessoas se importam tanto com a opinião do outros.
        Motivação, Variedades fevereiro 24, 2021

        César Romão: Princípio do dar

        César Romão: Princípio do dar
      • Elas no Esporte, Esportes fevereiro 24, 2021

        Paty Santos: É amanhã: Flamengo

        Paty Santos: É amanhã: Flamengo ou Internacional?
        Transformação Digital, Variedades fevereiro 23, 2021

        Fabíola Calixto: Por que o

        Fabíola Calixto: Por que o marketing digital inclusivo e acessível deve ser prioridade no seu negócio em 2021?
        Segurança, Variedades fevereiro 22, 2021

        Jorge Lordello: Dicas de segurança

        Jorge Lordello: Dicas de segurança para usar o Pix e não cair na roubada.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Fernando Calmon: Waze ou Google Maps: Qual o melhor?
        Carros, Variedades fevereiro 25, 2021
        Fernando Calmon: Waze ou Google
      • Sueli Oliveira: Porque as pessoas se importam tanto com a opinião do outros.
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 25, 2021
        Sueli Oliveira: Porque as pessoas
      • Crítica: Violation (2020)
        Cinema fevereiro 24, 2021
        Crítica: Violation (2020)
      • César Romão: Princípio do dar
        Motivação, Variedades fevereiro 24, 2021
        César Romão: Princípio do dar
      • Paty Santos: É amanhã: Flamengo ou Internacional?
        Elas no Esporte, Esportes fevereiro 24, 2021
        Paty Santos: É amanhã: Flamengo

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli