• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • Cecília Telles
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Laura Lima
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Fiat prepara reviravolta

      Fernando CalmonFernando Calmon
      junho 7, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Fiat prepara reviravolta

      A história mostrou muitas surpresas ao longo de mais de 130 anos desde a patente do primeiro automóvel em 1886 por Karl Benz. Muitas marcas apareceram e sucumbiram, mas pelo menos 20 mantem-se no mercado há mais de 100 anos. Uma delas é a Fiat que enfrentou dificuldades financeiras e acabou se fundindo com a Chrysler.

      O artífice desse plano foi Sergio Marchionne, então presidente do grupo italiano. Ele recebeu do governo dos EUA a marca americana, que havia entrado em bancarrota em 2009, para depois formar a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em 2014. O executivo italiano-canadense vai se despedir da companhia em março do próximo ano, depois de cumprir uma jornada de consolidação do grupo.

      Marchionne conseguirá zerar a dívida operacional da FCA ao final deste semestre, considerado um grande feito administrativo e estratégico para o futuro. No dia 1º de junho último apresentou, em Balocco, Itália um novo plano de negócios para o período 2018-2022, a ser tocado por seu sucessor, que só será conhecido no início de 2019. A plateia era de analistas financeiros, representantes do mercado de capitais e jornalistas de economia e de produto.

      O atual presidente da FCA é uma pessoa determinada e audaciosa, além de ter contado com um pouco de sorte. Foi cobrado por ter ficado muito longe da meta de 400.000 modelos Alfa Romeo vendidos por ano (apenas 110.000 em 2017). Foi prudente em relação à automação. Hoje muitos já oferecem o nível 2, mas o nível 3 (motorista não precisa colocar as mãos no volante, mas deve supervisionar) tem custo estimado em US$ 30.000/R$ 114.000, algo inviável.

      Seu conceito de eletrificação é bastante prudente. Vai desde motor elétrico para ajudar um turbocompressor, arquitetura de 48 volts e alterno-arranque em motores a combustão, passando pelo híbrido básico, híbrido plugável e carro a bateria. Todas essas soluções serão empregadas pelas várias marcas do grupo.

      Marchionne transformará a Fiat em marca de nicho de pequenos modelos urbanos, na Europa, com o 500 e o Panda. Mas para a América Latina os planos são bem mais amplos. Garantiu que terá três novos SUVs, sem adiantar pormenores. O que se espera: um com base na plataforma Argo/Cronos (2020), o outro uma vertente aventureira/crossover a partir do Mobi renovado (2021), ambos previstos para Betim (MG), onde também se produzirá a nova geração da picape Strada (2020)

      O terceiro SUV será uma versão Fiat do Jeep Compass de sete lugares, ambos reservados para Goiana (PE), em 2020. Trata-se de um produto novo, de dimensões internas e externas maiores, provavelmente a partir da base do novo Cherokee. A FCA também terá uma picape para uma tonelada, maior que a Toro, com esquema tradicional de carroceria sobre chassi. Utilizará a marca RAM, mas será importada do México (2021).

      Antonio Filosa, que comanda o Grupo FCA América Latina a partir de Betim, acrescentou que ainda haverá quatro renovações profundas das linhas atuais das duas marcas nos próximos três anos. Ele descartou, porém, produção no País de um modelo menor que o Renegade. Apelidado de Baby Jeep, está nos planos da companhia anunciados em Balocco, para 2021 ou 2022. É certo que será, então, importado para o Brasil.

      RODA VIVA

      IMPRESSÃO 3D mudará o conceito de fabricação de veículos. Aponta para reduções importantes de custos de produção em combinação com Indústria 4.0 e Internet das Coisas. Permitirá também redução de estoques e maior personalização de acessórios para o consumidor. Semana que vem ocorrerá conferência e exposição em São Paulo sobre o tema.

      EMBORA a BMW fizesse algum mistério, haverá sucessor do Z4, descontinuado em 2016. O novo roadster (conversível de dois lugares) foi mostrado agora, ainda disfarçado, em campo de testes na França. Além da silhueta clássica de motor dianteiro, capô longo e tração traseira, a fábrica adianta que haverá novo propulsor de seis cilindros e alta potência. Nada de híbrido…

      CRONOS tem como destaques estilo atual e interior bem projetado com materiais de bom aspecto para seu nível de preço. Espaço atrás para pernas é algo limitado: sedãs concorrentes dispõem de distância entre eixos bem maior. Relação conforto-estabilidade das suspensões é ponto alto. Motor de 1,8 L mostra certa aspereza, enquanto o de 1,3 L é suave, mas falta fôlego.

      BLITZ de trânsito é comum nas cidades brasileiras e vem aumentando por conta da fiscalização do índice de alcoolemia dos motoristas. Site Doutor Multas sugere quatro ações, às vezes esquecidas: obedecer logo às ordens dos agentes de trânsito e policiais; não dar motivos para que suspeitem de sua conduta; descartar postura defensiva ou agressiva; não tentar fugir da blitz.

      CÂMERAS de ré começaram a ser obrigatórias este mês em todos os veículos vendidos nos EUA. Em geral são modelos de porte maior que os europeus e menor visibilidade traseira. Estudos foram profundos e sem antecipar prazos, como Latin NCAP costuma preconizar. Lei foi aprovada pelo congresso americano em 2008, regulamentada só em 2014 e em vigor agora.

      Tags : acessórios, Alfa Romeo, automação, automóvel, bateria, blitz, BMW, carros, Chrysler, combustão, consumidor, conversível, eletrificação, Fiat, Fiat Chrysler Automobiles, híbrido, motor elétrico, motorista, SUV, trânsito, turbocompressor, veículos, volante
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Fitness: Autoestima e saúde
      Próximo artigo
      Fitness: Autoestima e saúde
      Priscilla Bisognin: Hidratação e a matemática do padeiro
      Artigo anterior
      Priscilla Bisognin: Hidratação e a matemática do padeiro
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 12, 2021

        Fábio Muniz: Você já parou

        Fábio Muniz: Você já parou para pensar no significado das coisas….
        Segurança, Variedades abril 12, 2021

        Jorge Lordello: 10 situações que

        Jorge Lordello: 10 situações que o seguro de auto não ressarce os prejuízos
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 11, 2021

        Lilian Schiavo: Nós e a

        Lilian Schiavo: Nós e a tal Síndrome da Impostora
      • Mundo Teen, Variedades abril 11, 2021

        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha

        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha parceria com Google Cloud
        Querido Vinho, Variedades abril 10, 2021

        Iramaia Loiola: Vamos moderar?

        Iramaia Loiola: Vamos moderar?
        Fitness, Saúde abril 10, 2021

        Edson Andreoli: Água com limão

        Edson Andreoli: Água com limão emagrece! Mas só com esse método aqui!

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Fábio Muniz: Você já parou para pensar no significado das coisas….
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 12, 2021
        Fábio Muniz: Você já parou
      • Jorge Lordello: 10 situações que o seguro de auto não ressarce os prejuízos
        Segurança, Variedades abril 12, 2021
        Jorge Lordello: 10 situações que
      • Crítica: Separação (Separation) | 2021
        Cinema abril 11, 2021
        Crítica: Separação (Separation) | 2021
      • Lilian Schiavo: Nós e a tal Síndrome da Impostora
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 11, 2021
        Lilian Schiavo: Nós e a
      • Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha parceria com Google Cloud
        Mundo Teen, Variedades abril 11, 2021
        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli