• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fernando Calmon
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Estilo e espaço na nova Fiat Strada

      Fernando CalmonFernando Calmon
      abril 9, 2020
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Estilo e espaço na nova Fiat Strada

      Trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de 1978. Ford, GM e VW responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não demorou para o modelo da VW assumir a liderança.

      A Strada, porém, virou o jogo 22 anos atrás. Levou dois anos para ser a nova líder e e depois nunca perdeu a posição de ponta. Em 2014 completou um milhão de unidades vendidas. O segmento hoje é formado por Saveiro, Duster Oroch e Montana, mas a picape da Fiat domina com participação superior a 50%. A nova geração inclui a inédita versão de cabine dupla e quatro portas com estilo muito atraente e espaço interno.

      O capô, perfil e traseira têm semelhança proposital com a Toro, picape de grande sucesso de vendas e maior capacidade de carga. A Strada tem como base o subcompacto Mobi, mas dele só restaram para-brisa e portas. Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de molas apresentem equivalência em robustez.

      Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante. Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.

      A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência, Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás. A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. Estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.

      O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e 14,4 kgfm, igual ao utilizado no Argo e Cronos. São 11 cv a menos que os principais rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.

      Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga. Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e peso em ordem de marcha 79 kg menor que a Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se ressentir em razão de valores de torque inferiores.

      A nova Strada, cabines simples e dupla, só terá preços anunciados em até um mês depois de fábrica formar estoques. A Fiat promete preços iguais e até menores que os atuais, se a cotação do dólar ajudar.

      ALTA RODA

      CRONOGRAMA de lançamento do Nivus, o SUV com teto arredondado com a mesma arquitetura MQB A0 do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado para junho. Em 15 de abril próximo, a VW revelará à imprensa detalhes relevantes do carro e sem embargo.

      MARÇO foi o primeiro mês a enfrentar queda de vendas acentuadas no mercado interno em razão da pandemia da Covid-19. Entre a primeira e a última semana do mês passado o ritmo de emplacamentos diários caiu 86,5%, segundo dados da Anfavea. Maior parte desse resultado se deveu ao fechamento de Detrans e concessionárias por decisão de vários governos estaduais.

      RECUO foi de 8,1% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.

      GOVERNO do Estado de Nova York, o mais atingido pelos efeitos do coronavírus nos EUA, autorizou que mesmo na situação de isolamento social muito severo as concessionárias vendessem carros pela internet e fizessem entregas individualizadas no endereço dos compradores. Em escala bem menor isso também está ocorrendo em grandes centros urbanos no Brasil.

      NOTÍCIAS da Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e Amarok, previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo e até o presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas semanas. As picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco, Buenos Aires, onde as duas fábricas são vizinhas.

      Tags : automobilismo, carros, Fiat, Strada
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Sônia Pezzo: "Parque Estoril"
      Próximo artigo
      Sônia Pezzo: “Parque Estoril”
      Rodrigo Donati: Os animais e o Covid-19.
      Artigo anterior
      Rodrigo Donati: Os animais e o Covid-19.
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Segurança, Variedades janeiro 18, 2021

        Jorge Lordelo: Compras on line

        Jorge Lordelo: Compras on line e os produtos falsificados.
        Cadê minha advogada?, Variedades janeiro 17, 2021

        Milena Wydra: Os honorários advocatícios

        Milena Wydra: Os honorários advocatícios – contratuais e sucumbenciais.   
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 17, 2021

        Lilian Schiavo: Sororidade.

        Lilian Schiavo: Sororidade.
      • Querido Vinho, Variedades janeiro 16, 2021

        Iramaia Loiola: Um passeio pelo

        Iramaia Loiola: Um passeio pelo Doro e Dão.
        Tecno é Vida, Variedades janeiro 15, 2021

        João Eduardo Dmitruk: Cidades

        João Eduardo Dmitruk:  Cidades tecnológicas – Smart Cities.
        Carros, Variedades janeiro 14, 2021

        Fernando Calmon: Reflexos do Fim

        Fernando Calmon: Reflexos do Fim da produção da Ford.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Jorge Lordelo: Compras on line e os produtos falsificados.
        Segurança, Variedades janeiro 18, 2021
        Jorge Lordelo: Compras on line
      • Milena Wydra: Os honorários advocatícios – contratuais e sucumbenciais.   
        Cadê minha advogada?, Variedades janeiro 17, 2021
        Milena Wydra: Os honorários advocatícios
      • Lilian Schiavo: Sororidade.
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 17, 2021
        Lilian Schiavo: Sororidade.
      • Crítica: O Quebra-Cabeça (Puzzle) | 2018
        Cinema janeiro 16, 2021
        Crítica: O Quebra-Cabeça (Puzzle) |
      • Iramaia Loiola: Um passeio pelo Doro e Dão.
        Querido Vinho, Variedades janeiro 16, 2021
        Iramaia Loiola: Um passeio pelo

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli