• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Emissões veiculares em debate público.

      Fernando CalmonFernando Calmon
      dezembro 17, 2020
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      2
      Fernando Calmon:  Emissões veiculares em debate público.

      O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), criado em 1981, ainda não decidiu se dará prazo suplementar para a indústria desenvolver, testar e colocar à venda veículos com novas exigências de emissões regulamentadas. O tema é complexo porque a pandemia do Covid-19 tem atrasado os cronogramas por razões óbvias. Os prazos originais são para 2022 (L7, veículos leves) e 2023 (P8, pesados).

      Anfavea confirma que pediu adiamento, mas sem sugerir por quanto tempo. China, México e Japão concordaram em postergar por até 11 meses o início de produção. No entanto, existe muita desinformação sobre como outros países enfrentaram o problema, além de no Brasil os combustíveis – gasolina, etanol e diesel – terem especificações diferentes.

      Dessa vez a entidade dos fabricantes tornou público o debate por transmissão ao vivo na internet, em 15 de dezembro. E respondeu a várias questões. Os países europeus, por exemplo, agora focam nas emissões de CO2 pois os fabricantes já cumpriram as normas sobre gases controlados. No Brasil, o etanol ajuda quanto ao CO2 nos motores de ciclo Otto, além do HVO e o biodiesel, nos de ciclo Diesel.

      Algumas afirmações denotam desconhecimento. “A exigência do P8 para 2023 apresenta uma folga de um ano para eventuais atrasos”.  Na realidade as regulamentações para veículos com projetos novos têm um prazo e os demais veículos em produção outro, em geral um ano depois. Vários países em desenvolvimento permitem a convivência por mais tempo pela diferença de preço final do produto ao consumidor decorrente das novas regulamentações.

      Inspeção veicular e renovação de frotas continuam esquecidas no Brasil. O nível de poluição cairia bastante.

       

      RAM 1500 REBEL REÚNE REFINO E DESEMPENHO

      Estratégia correta da FCA ao importar picapes. Oferece dois modelos grandes Ram: 2500 (motor diesel) e agora a 1500 Rebel (gasolina). Dólar alto e imposto (35%) para importar dos EUA elevaram o preço para nada menos que R$ 400.000. A série inicial de 100 unidades, vendidas em 18 horas para entrega em abril, acrescenta mais R$ 20.000 de equipamentos extras entre eles tampa da caçamba com dois modos de abertura (bipartida e/ou inteiriça) e as caixas extras nas laterais da caçamba, espaço antes sem aproveitamento.

      Materiais de acabamento de primeira linha e cinco adultos viajam com conforto (assoalho traseiro plano). Sua altura dificulta o acesso, porém estribos são acessórios Mopar. Inclui vários itens de segurança, entre eles frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e câmera para o retrovisor interno. Tela multimídia vertical de 12 pol., teto solar panorâmico e  áudio Harman Kardon são típicos de modelos de luxo.

      Destaque para motor V-8 a gasolina: 5,7 litros, 400 cv e 56,7 kgfm. Em algumas voltas no autódromo da Fazenda Capuava fiquei impressionado com o desempenho (0 a 100 km/h em 6,4 s). A direção rápida e precisa tem grau de assistência exato. Mesmo com pneus de uso misto e curvas de raio bem pequeno a picape de 2,61 toneladas e 5,93 m de comprimento pode ser guiada sem sustos. Porém, em ruas e estradas o motorista deve tomar cuidado com as dimensões.

       

      BRONCO VAI ACIRRAR DISPUTA COM OS JEEP

      Se os SUV da FCA dominam o mercado, com os Jeep Wrangler e Compass, a concorrência será bem mais dura em 2021. A Ford vai importar o Bronco Sport (estrutura monobloco), fabricado no México (livre dos 35% de imposto de importação) cujas primeiras entregas nos EUA serão no início de 2021.

      Os Bronco de duas e quatro portas, considerados SUV-raiz com carroceria sobre chassi, estão previstos para chegar aos mercados da América do Norte no segundo trimestre do próximo ano. Estes dois modelos, produzidos nos EUA e sujeitos ao imposto de 35%, oferecerão até sete modos de condução fora de estrada e configurações diversas como teto e portas removíveis. Os preços básicos, liberados nos EUA, são em torno de 10% maiores que o Bronco Sport.

      Versões que virão para a América do Sul ainda não foram anunciadas pela Ford, nem datas de lançamento.

       

      ALTA RODA

       

      BALANÇO de fim de ano da VW mostrou Pablo Di Si, presidente para a América do Sul, confiante na recuperação das vendas em 2021. Confirmou que pode anunciar novo ciclo de investimentos. Deixou a entender que a produção de uma picape intermediária está no radar. Não disse onde seria fabricada. Aqui já comentei a escolha da Argentina, pois arquitetura é a mesma do SUV Taos.

      PRÊMIO UOL Carros 2020 apontou Strada como destaque do ano, VW entre os fabricantes e Kia em pós-venda. Nos outros segmentos: 208, Onix Plus, Civic, Nivus, Tiggo 8, XC40, 911 Turbo S, e-tron, Defender e Sprinter.

       

       

      Fernando Calmon

       

      Imagem 01: Freepik

      Imagem 02: www.thedrive.com

      Imagem 03: www.ram.com.br/

      Tags : 1500 rebel, ANFAVEA, carros, Conama, Fernando Calmon, inspeção veicular
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Paty Santos: Futebol sem descanso.
      Próximo artigo
      Paty Santos: Futebol sem descanso.
      César Romão: Princípio do bom humor.
      Artigo anterior
      César Romão: Princípio do bom humor.
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Variedades março 4, 2021

        Andreoli: Aniversário

        Andreoli: Aniversário
        Carros, Variedades março 4, 2021

        Fernando Calmon: Quem ocupará o

        Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021

        Paty Santos: Cartão amarelo para

        Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
      • Transformação Digital, Variedades março 2, 2021

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe -

        Fabíola Calixto: Mulher Mãe –  Como se reinventar no mercado de trabalho em 2021 com o apoio das tecnologias?
        Segurança, Variedades março 1, 2021

        Jorge Lordello: Celular caiu na

        Jorge Lordello: Celular caiu na água, o que fazer? 
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão março 1, 2021

        Fabio Muniz: Gênesis em 5

        Fabio Muniz: Gênesis em 5 minutos!

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Andreoli: Aniversário
        Variedades março 4, 2021
        Andreoli: Aniversário
      • Fernando Calmon: Quem ocupará o espaço da Ford
        Carros, Variedades março 4, 2021
        Fernando Calmon: Quem ocupará o
      • Paty Santos: Cartão amarelo para o futebol
        Elas no Esporte, Variedades março 3, 2021
        Paty Santos: Cartão amarelo para
      • César Romão: Princípio da solidão
        Sem categoria março 3, 2021
        César Romão: Princípio da solidão
      • Fabíola Calixto: Mulher Mãe –  Como se reinventar no mercado de trabalho em 2021 com o apoio das tecnologias?
        Transformação Digital, Variedades março 2, 2021
        Fabíola Calixto: Mulher Mãe -

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli