• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • Cecília Telles
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Laura Lima
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: CAOA poderá ser marca própria

      Fernando CalmonFernando Calmon
      abril 4, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: CAOA poderá ser marca própria

      Lançamento do Tiggo 2, semana passada em Itupeva (SP), trouxe uma pequena surpresa. No palco, durante a apresentação à Imprensa, havia uma unidade azul com uma singela folha de papel branco encobrindo pequena área do lado direito da traseira do crossover/SUV sino-brasileiro. Ao se retirar a folha, apareceu um novo logotipo, CaoaChery (mesma tipologia e as duas palavras unidas), que não estava em nenhum dos carros disponibilizados para avaliação aos jornalistas.

      Significado vai além do puro simbolismo. Afinal, estavam presentes para dar o aval dois diretores chineses da Chery: o presidente, Anning Chen e o presidente de operações internacionais, Pan Yanlong. O grupo brasileiro havia anunciado, em novembro do ano passado, que se tornou um fabricante de origem local – o único, atualmente – ao comprar por US$ 63 milhões (R$ 200 milhões) 50% da filial nacional da marca fundada na China há apenas 16 anos.

      É possível, se alcançada participação de mercado mais substancial, que os modelos estampem apenas a nome Caoa no futuro. Há caso semelhante na Índia, onde a japonesa Suzuki utiliza também a marca local Maruti.

      O País já teve marcas próprias. A primeira foi a Puma, especializada em automóveis esporte. Também abrigou cerca de duas dezenas de pequenos fabricantes de bugues, utilitários e carros esporte. Focaram em produzir veículos com componentes mecânicos, na maior parte, de origem VW. Gurgel foi mais longe ao projetar, além de utilitários, seu próprio motor de dois cilindros e o minicarro BR-800.

      Todas acabaram sucumbindo por falta de capital, erros administrativos e impossibilidade de competir com as filiais de marcas consagradas no exterior. Não se pode esquecer que nos primórdios da indústria em 1956 havia uma marca, Romi-Isetta, que combinava também um nome brasileiro e um italiano.

      Os planos da Caoa Chery são audaciosos. A empresa promete investir R$ 2 bilhões nos próximos anos e aumentar a participação de mercado de 0,6%, em 2018 para 2%, em 2020. Até o final deste ano, o número de concessionárias saltará de atuais 25 para 55.

      Há outros três lançamentos até o final do ano, todos com produção local, mas de baixo índice de localização. Fontes da Coluna indicam que, além do sedã Arrizo 5 (mesmo porte de VW Virtus e Honda City), estreará o Tiggo 4, SUV médio que acaba ser lançado no Chile. Serão produzidos ao lado do QQ e Tiggo 2, em Jacareí (SP), onde os Celler hatch e sedã foram descontinuados. O Tiggo 7, SUV de maior porte, está reservado para a fábrica da CAOA, em Anápolis (GO).

      O atual Tiggo 2 evoluiu em termos de dirigibilidade, acabamento e qualidade de montagem. Seus pontos altos: estilo mais refinado e o motor quatro-cilindros de 1,5 litro, 110/115 cv (gasolina/etanol). Distância entre-eixos é de 2,55 m (quase igual à do Polo, de 2,56 m). Ótimo porta-malas de 420 litros.

      Apesar de ser o mais alto dos atuais SUVs compactos, suspensões dão conta do recado. Mas, há muito ruído aerodinâmico em estrada, isolamento acústico fraco em velocidades mais altas e posição de guiar excessivamente elevada que deixa a alavanca do câmbio manual distante do motorista. Câmbio automático de quatro marchas estará disponível em junho.

      Preços de lançamento, entre R$ 55.900 e 66.490, ficam dentro do esperado.

      RODA VIVA

      DOIS acidentes letais recentes com Tesla S e X semiautônomos, nos EUA, abriu os olhos dos órgãos de segurança de trânsito. Há preocupação sobre motoristas que não reassumem o controle, mesmo após avisos do sistema AutoPilot (nome infeliz ao sugerir piloto “automático”). Poderá levar resistências à homologação do nível 3 de autonomia, como já ocorre na Alemanha.

      VOLKSWAGEN confirmou seu primeiro SUV produzido no Brasil para a fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde também saem os Audi A3 sedã e Q3, Golf e Fox. O T-Cross, segundo fonte da Coluna, terá arquitetura do Virtus e início de produção em 1º de janeiro próximo. A empresa informou, apenas, que estará à venda no primeiro semestre de 2019.

      PORSCHE 911 GTS subiu de patamar ao trocar o último motor aspirado (3,8 litros) por um turbo de 3 litros, 450 cv e nada menos de 56,1 kgfm de torque. Respostas ao acelerador são imediatas, praticamente sem atrasos dos antigos motores com turbocompressor. Decisão acertada porque o 911 cresceu muitos em dimensões e isso fica demonstrado pelo habitáculo espaçoso

      HONDA decidiu começar a produzir seus automóveis na nova fábrica de Itirapina (SP), a partir do início de 2019. Essa unidade, que consumiu R$ 1 bilhão, está pronta e fechada desde abril de 2015. Receberá paulatinamente toda a produção de Sumaré (SP). Fábrica mais antiga manterá centro de engenharia e fornecerá motores e componentes à unidade mais moderna.

      FÁBRICA de motores da Ford em Taubaté (SP) começa a produzir o equilibrado três-cilindros de 1,5 litro do EcoSport e, em breve, também para o Ka Freestyle. Motor vem sendo importado da Índia, mas desde o início previu-se a nacionalização. Atrasos ocorreram em razão do governo de São Paulo ter atrasado a devolução de créditos fiscais gerados por exportações.

      Tags : acidentes, automóvel, autonomia, CAOA, carros, Chery, concessionária, Crossover, Ford, hatch, Honda, marcha, motor, motorista, piloto, Porsche, seda, semiautônomo, SUV, Suzuki, Tesla, Tiggo, trânsito, utilitários, veículos, VW
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Cillo:Não quero esses caras na final da Copa do Mundo
      Próximo artigo
      Cillo:Não quero esses caras na final da Copa do Mundo
      JP Cacia: Qual o seu investimento mais importante?
      Artigo anterior
      JP Cacia: Qual o seu investimento mais importante?
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 12, 2021

        Fábio Muniz: Você já parou

        Fábio Muniz: Você já parou para pensar no significado das coisas….
        Segurança, Variedades abril 12, 2021

        Jorge Lordello: 10 situações que

        Jorge Lordello: 10 situações que o seguro de auto não ressarce os prejuízos
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 11, 2021

        Lilian Schiavo: Nós e a

        Lilian Schiavo: Nós e a tal Síndrome da Impostora
      • Mundo Teen, Variedades abril 11, 2021

        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha

        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha parceria com Google Cloud
        Querido Vinho, Variedades abril 10, 2021

        Iramaia Loiola: Vamos moderar?

        Iramaia Loiola: Vamos moderar?
        Fitness, Saúde abril 10, 2021

        Edson Andreoli: Água com limão

        Edson Andreoli: Água com limão emagrece! Mas só com esse método aqui!

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Fábio Muniz: Você já parou para pensar no significado das coisas….
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 12, 2021
        Fábio Muniz: Você já parou
      • Jorge Lordello: 10 situações que o seguro de auto não ressarce os prejuízos
        Segurança, Variedades abril 12, 2021
        Jorge Lordello: 10 situações que
      • Crítica: Separação (Separation) | 2021
        Cinema abril 11, 2021
        Crítica: Separação (Separation) | 2021
      • Lilian Schiavo: Nós e a tal Síndrome da Impostora
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 11, 2021
        Lilian Schiavo: Nós e a
      • Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha parceria com Google Cloud
        Mundo Teen, Variedades abril 11, 2021
        Arthur Gimenes: Tecnologia: Globo fecha

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli