• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fernando Calmon
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Brasil pode avançar

      Fernando CalmonFernando Calmon
      janeiro 4, 2019
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Brasil pode avançar

      Dos quatro grandes desafios impostos à indústria automobilística mundial, apenas dois chamarão mais atenção no Brasil em 2019 e nos próximos anos. Veículos autônomos estarão muito longe do mercado local e sem nenhuma previsão de efetiva introdução por problemas de alto custo, infraestrutura e regulamentação jurídica, entre outros.

      Eletrificação completa (por bateria ou pilha a hidrogênio) enfrenta grandes obstáculos, dos quais o preço bastante elevado parece uma barreira inexpugnável mesmo em médio prazo. Porém, no final deste ano, a Toyota começará a produzir aqui o Corolla híbrido flex, um caminho mais adaptado à realidade nacional. Há, ainda, o carro elétrico de baixo custo com uso de motor/gerador a combustão que a Nissan desenvolve para o Kicks. Este deve estrear entre o final de 2019 e o começo de 2020.

      Mas, pelo menos, o País avançará em dois campos: veículos conectados e novos serviços de mobilidade (NSM).

      A boa notícia vem do forte crescimento da rede celular 4G. De apenas 10% das conexões, em 2016, chegaremos a 57% em 2020, numa posição de liderança na América do Sul. Essa expansão acelerada animou a GM a lançar, já em meados deste ano, o primeiro modelo com internet a bordo e roteamento Wi-Fi a ser comercializado no País. A Coluna pode antecipar que o Cruze permitirá até sete usuários no mesmo chip, mas a operadora ainda não foi selecionada.

      No entanto, as funcionalidades de carros conectados só serão mais bem aproveitadas com a tecnologia 5G, capaz de processar dados móveis de 10 a 20 vezes mais rápido que a atual 4G. Isso ainda demora a se implantar por aqui. Na melhor hipótese em 2025, ou seja, um atraso de cinco a seis anos em relação aos países centrais.

      Segundo a Bright Consulting, de Campinas (SP), o transporte urbano vem evoluindo para algo mais abrangente, a mobilidade. Trata-se de uma mudança de conceito, menos concentrado no sistema em si e mais no usuário. A abordagem apenas de aumento de capacidade não é eficiente, nem sustentável.

      Compartilhamento de carros, deslocamento individuais ou compartilhados por aplicativos e até táxis, além do papel das bicicletas em percursos mais curtos e de ligação entre modais, começam a avançar nas grandes cidades brasileiras. A oferta continua a aumentar e as perspectivas são de que não fiquemos tão atrasados nesse aspecto sobre o que acontece no mundo.

      Esses NSM caracterizam-se como forma confiável, conveniente e acessível de se deslocar de um lugar para outro, além de oferecerem um modo mais fácil de realizar o pagamento. Em cidades pequenas a falta de escala é um fator inibidor, mas ao longo do tempo várias se transformarão em conglomerados médios e estes em grandes.

      Para a consultoria, as novas formas de mobilidade trarão um impacto negativo discreto, entre 2% e 4% em 2025, sobre as vendas totais de veículos leves no Brasil. Afinal, cidades pequenas é que ditam, hoje, o ritmo alto da demanda. Os números serão resultado do equilíbrio entre aqueles que precisarão comprar um carro para o dia a dia ou moram e trabalham em locais relativamente distantes e usuários dos NSM.

      Tags : 4G, 5G, autônomo, bateria, bicicletas, carro, carro elétrico, carros, combustão. Nissan, conectividade, Corolla, Cruze, eletrificação, flex, gerador, GM, híbrido, indústria automobilística, mobilidade, motor, pilha a hidrogênio, táxi, tecnologia, toeamento, Toyota, transporte, veículos
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Crítica: The Standoff at Sparrow Creek (2018)
      Próximo artigo
      Crítica: The Standoff at Sparrow Creek (2018)
      Marina Aidar: Benefício Assistencial do INSS
      Artigo anterior
      Marina Aidar: Benefício Assistencial do INSS
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Segurança, Variedades janeiro 25, 2021

        Jorge Lordelo: Você sabia que

        Jorge Lordelo: Você sabia que seus dados pessoais ficam armazenados na internet?
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 24, 2021

        Lilian Schiavo: Empatia

        Lilian Schiavo: Empatia
        Querido Vinho, Variedades janeiro 23, 2021

        Iramaia Loiola: Querido Vinho nas

        Iramaia Loiola: Querido Vinho nas missas.
      • Carros, Variedades janeiro 21, 2021

        Fernando Calmon: Volkswagen deve produzir

        Fernando Calmon: Volkswagen deve produzir para Ford aqui.
        Motivação, Variedades janeiro 20, 2021

        César Romão: A Paz tão

        César Romão: A Paz tão desencontrada.
        Elas no Esporte, Esportes janeiro 20, 2021

        Paty Santos: Uma vez rainha,

        Paty Santos: Uma vez rainha, sempre rainha.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Jorge Lordelo: Você sabia que seus dados pessoais ficam armazenados na internet?
        Segurança, Variedades janeiro 25, 2021
        Jorge Lordelo: Você sabia que
      • Lilian Schiavo: Empatia
        Empreendedorismo Feminino, Variedades janeiro 24, 2021
        Lilian Schiavo: Empatia
      • Crítica: Os Pequenos Vestígios (The Little Things) | 2021
        Cinema janeiro 23, 2021
        Crítica: Os Pequenos Vestígios (The
      • Iramaia Loiola: Querido Vinho nas missas.
        Querido Vinho, Variedades janeiro 23, 2021
        Iramaia Loiola: Querido Vinho nas
      • Fernando Calmon: Volkswagen deve produzir para Ford aqui.
        Carros, Variedades janeiro 21, 2021
        Fernando Calmon: Volkswagen deve produzir

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli