• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • Cecília Telles
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Laura Lima
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fernando Calmon: Água na fervura

      Fernando CalmonFernando Calmon
      novembro 2, 2018
      Carros, Variedades
      0 Comentário
      0
      Fernando Calmon: Água na fervura

      Se o segmento de SUV compacto já estava aquecido, a chegada do primeiro modelo desse tipo fabricado no Brasil pela Volkswagen vai jogar água na fervura. O T-Cross teve pré-apresentação mundial à imprensa simultaneamente em São Paulo, Amsterdã (Holanda) e Xangai (China), semana passada, e será uma das grandes atrações do Salão do Automóvel paulistano de 8 a 18 de novembro.

      Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Ford EcoSport e Renault Captur são alguns do concorrentes diretos, sem contar o veículo-conceito que a Fiat também apresentará no Salão. Este trará arquitetura do Argo e está previsto, segundo fonte da Coluna, para dentro de um ano. E ainda vem o novo Chevrolet Tracker, em 2020. O modelo da VW será lançado em abril de 2019, mas só em maio toda a rede de concessionárias estará bem abastecida.

      O fenômeno SUV é global e um produto mais rentável para a indústria por ter maior porte. Jürgen Stackmann, vice-presidente mundial de vendas e marketing, veio ao Brasil e destacou esperar que, pela primeira vez, o Golf seja ultrapassado pelo Tiguan, como modelo de maior sucesso da marca no mundo, embora sem estimar um prazo. O presidente da VW do Brasil, Pablo Di Si, afirmou que a participação somada dos SUVs subiu de 9% para 23% em apenas sete anos. “Aqui a tendência é chegar a 30% em pouco tempo, como já acontece na Europa”, acrescentou.

      O modelo brasileiro recebeu aperfeiçoamentos, executados em São Bernardo do Campo (SP), e adotados na versão chinesa. Espaço interno é maior por adotar o mesmo entre-eixos do sedã Virtus (2,65 m contra 2,56 m do T-Cross europeu, baseado no Polo). Também é 0,9 cm mais alto e largo, 8,5 cm mais comprido, além de mudanças estilísticas na frente e na traseira.

      O interior apresenta modificações entre elas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro que, por sua vez, não tem trilho corrediço como o europeu. A versão brasileira inclui estepe de uso temporário (T-Cross europeu não usa estepe). Aqui, o encosto do banco traseiro pode ser regulado para compensar, em parte, a perda de espaço no porta-malas (volume de 373 a 420 litros). Outros destaques: iluminação em LED na região dos pés, centro do console, painel e maçanetas. Há opção de sistema de som “Beats” e sete alto-falantes.

      Oferecerá itens exclusivos no segmento, como quadro de instrumentos digital, seletor de perfil de condução, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de estacionamento 3.0, quatro entradas USB (duas para o banco traseiro). Pode vir com faróis de LED e teto solar panorâmico. Controle de estabilidade será de série.

      T-Cross terá exclusivamente motores turboflex, de 1 litro (128 cv) e 1,4 litro (150 cv), de consumo contido e alto desempenho, além de câmbio automático de seis marchas. Motor aspirado de 1,6 litro, apenas para exportação.

      Preço de referência deverá ser menor que o Honda HR-V, líder do segmento entre SUVs compactos. O motor 1-litro tem menor incidência de IPI e deve partir de R$ 85.000, chegando a R$ 105.000 (completo). Além desse modelo, a VW terá o SUV médio Tarek argentino (2020), um “aventureiro” derivado do Polo (2019) e o SUV grande americano Atlas (2020).

      ALTA RODA

      AINDA como conceito, VW apresentará no Salão do Automóvel de São Paulo (SASP) nova picape de porte maior que a Saveiro para enfrentar a Fiat Toro. Terá, como esta, construção monobloco (arquitetura MQB) e opção de tração 4×4. Novidade mundial no segmento será painel traseiro rebatível da cabine dupla para ampliar volume da caçamba. Estreia: 2019.

      MAIOR destaque no recente AMG Performance Tour, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), o Mercedes-Benz CLS 53 4MATIC+ combina linhas atraentes de um sedã-cupê à inigualável suavidade e sonoridade de um motor 6-cilindros em linha (3-L) que a marca traz de volta. São 435 cv e 53 kgfm. Tem tração integral e suspensão pneumática. Preço: R$ 599.900.

      JAGUAR E-Pace passa sensação de robustez a toda prova ao partilhar arquitetura do Land Rover Evoque. Motor é igual, porém bem mais potente (300 cv x 240 cv). Mais pesado que o “brother”, porém com vão livre menor, demonstra agilidade surpreendente, sem perder muito no uso fora-de-estrada. Interior, bem acabado, destaca materiais de alta qualidade.

      SEGUNDA geração do BMW X4 estreia no SASP com interessante atualização de linhas, motor de 2-L, 252 cv (7 cv a mais) e pacote tecnológico de peso para conectividade e assistência à condução. R$ 334.950 a R$ 421.950. Audi, por sua vez, faz contraponto com a espetacular station RS4 Avant, de 450 cv, aceleração 0 a 100 km/em 4,1 s. Para uma “tocada”, de fato, prazerosa.

      NOVO diferencial autobloqueante da ZF lança mão de recursos digitais e atualizações de software (programa de controle) por meio de nuvem (internet). Sistema agora interliga-se aos freios do veículo para afinar a dinâmica de direção, tanto no uso fora de estrada quanto no asfalto. Escopo é estabelecer a melhor relação estabilidade-conforto possível.

      Tags : AMG Performance Tour, carros, concessionária, conectividade, direção, faróis, marchas, motor, Salão do Automóvel de São Paulo, seda, SUV, turboflex, USB, veículo, Volkswagen
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Crítica: As Viúvas (Widows) | 2018
      Próximo artigo
      Crítica: As Viúvas (Widows) | 2018
      Ivan Rollemberg: Como proteger a pele da poluição
      Artigo anterior
      Ivan Rollemberg: Como proteger a pele da poluição
      Fernando Calmon

      Fernando Calmon

      Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de cerca de 90 jornais, revistas, portais, sites e blog por todos o País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, eleito o mais admirado jornalista automobilístico do país por um júri de mais de 400 jornalistas e assessores do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, em assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

      Posts relacionados

      • Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 19, 2021

        Fábio Muniz: Leia livros, mas

        Fábio Muniz: Leia livros, mas sobretudo aprenda a ler pessoas!
        Segurança, Variedades abril 19, 2021

        Jorge Lordello: A estratégia do

        Jorge Lordello: A estratégia do mini hábito para mudar hábitos 
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 18, 2021

        Lilian Schiavo: O poder da

        Lilian Schiavo: O poder da comunicação
      • Mundo Teen, Variedades abril 18, 2021

        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger

        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger e Direct do Instagram
        Querido Vinho, Variedades abril 17, 2021

        Iramaia Loiola: Caderno do Querido

        Iramaia Loiola: Caderno do Querido Vinho
        Carros, Variedades abril 15, 2021

        Fernando Calmon: Um ano difícil,

        Fernando Calmon: Um ano difícil, mas pode surpreender!

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Fábio Muniz: Leia livros, mas sobretudo aprenda a ler pessoas!
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 19, 2021
        Fábio Muniz: Leia livros, mas
      • Jorge Lordello: A estratégia do mini hábito para mudar hábitos 
        Segurança, Variedades abril 19, 2021
        Jorge Lordello: A estratégia do
      • Lilian Schiavo: O poder da comunicação
        Empreendedorismo Feminino, Variedades abril 18, 2021
        Lilian Schiavo: O poder da
      • Arthur Gimenes: Facebook une Messenger e Direct do Instagram
        Mundo Teen, Variedades abril 18, 2021
        Arthur Gimenes: Facebook une Messenger
      • Iramaia Loiola: Caderno do Querido Vinho
        Querido Vinho, Variedades abril 17, 2021
        Iramaia Loiola: Caderno do Querido

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli