• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Fe Bedran: A produção de arte na prática – parte 1

      Fernanda BedranFernanda Bedran
      março 3, 2018
      Arte, Variedades
      0 Comentário
      2
      Fe Bedran: A produção de arte na prática – parte 1

      Na semana passada, explicou-se o que seria a Direção de Arte no Cinema e na Televisão, para que se compreendesse o trabalho da Produção de Arte televisiva, que é o foco desta série de colunas, aqui semanalmente postadas, há aproximadamente um ano.

      Viu-se que, na TV, a Produção de Arte é uma mistura dos cargos de Coordenador de Arte, Produtor de Objetos e Decorador de Set, trabalhando diretamente com os Designers Gráficos, Aderecistas e Contrarregras de cena e de Montagem. Como o Produtor de Arte também ajuda na conceituação visual do cenário e dos personagens juntamente com a cenografia e com direção dos programas, participando de toda a pesquisa referente ao texto (seja época ou atualidade), etiqueta, comportamento, hábitos e costumes, ele também exerce funções de um Diretor de Arte.

      Mas como seria a Produção de Arte na Televisão na prática? E o dia-a-dia de um Produtor de Arte em uma novela?

      O texto é o início de todo o processo, afinal, cabe ao Produtor de Arte traduzir as palavras do roteiro em imagens, de acordo com a visão do Diretor, e com a ajuda de outros departamentos como Figurino, Cenografia, Caracterização e Efeitos Visuais e Especiais. A palavra “imagens” tem um significado tão amplo quanto é o espectro do trabalho do Produtor de Arte, responsável tanto pela decoração de uma cidade cenográfica inteira, como pela escolha de uma simples carteira.

      Logo no começo da pré-produção de uma série ou telenovela (ou seja, o período que antecede o início das gravações) o Produtor de Arte, assim como toda a equipe, recebe a sinopse do produto. Já na sinopse, o PA (abreviaremos assim o cargo nesta coluna) compreende a estória, a época em que a mesma se passa, familiariza-se com os personagens, identifica os principais cenários e projeta as futuras necessidades. A sinopse serve para dar o tom do projeto. Baseando-se na sinopse, os Departamentos de Direção, Produção, Fotografia, Cenografia, Figurino, Caracterização e Efeitos se reúnem para ouvir a visão do Diretor e também apresentar suas ideias e sugestões.

      Este resumo apresentado pelo autor também serve para que os Departamentos formulem seus orçamentos de todo o período de pré-produção e gravação, e tentem se enquadrar nas estimativas feitas pelo Diretor de Produção da verba destinada a cada setor.

      Também a partir da sinopse, os departamentos iniciam sua pesquisa do trabalho, recolhendo referências que servirão de base para toda a realização da produção.

      Em sua complexidade, a pesquisa da Produção de Arte não se limita a recolher somente referências visuais, embora estas sejam de extrema importância. O cargo é responsável também pela pesquisa de comportamento, dos costumes (época e outros países), de etiqueta, da ortografia (inclusive de novelas de época, quando a ortografia era diferente da atual), profissões, artesanato, religião, indústria e sociedade. Em termos práticos, em uma novela como “Chocolate com Pimenta,” o PA fez toda uma pesquisa sobre: os costumes, o comportamento, a ortografia e a etiqueta da década de 20; sobre a vida em uma cidade do interior do sul do Brasil na mesma época; sobre como seria uma fábrica de chocolate no início do séc XX (maquinário, ferramentas, formas, etc); o dinheiro e o comércio da época, como eram as escolas, consultórios, salões de beleza, bancos e delegacias, entre outros estabelecimentos citados na sinopse do folhetim.

      Em “Caminho das índias”, como outro exemplo, o PA não somente aprendeu sobre todos os costumes, hábitos, comportamento e religiões dos indianos, como também teve que pesquisar sobre os tratamentos de esquizofrenia no Brasil (devido à Clínica do Dr. Castanho, psicanalista interpretado por Stênio Garcia, que cuidou de Tarso, personagem de Bruno Gagliasso). Outros temas de pesquisa foram: a guarda municipal no Rio de Janeiro (Guarda Abel / Anderson Muller), a psicopatia da personagem Yvone (Letícia Sabatella), a vida dos indianos desafortunados em Dubai (Raul Cadore / Alexandre Borges, quando perde toda sua fortuna e passa a morar em containers com Gopal/André Gonçalves, seu motorista indiano); a vida de uma brasileira na Índia após casar-se com um indiano (Camila / Isis Valverde e Ravi / Caio Blat), além de outros temas levantados pela novela.

      Na verdade, todos os departamentos criativos fazem a sua própria pesquisa. O Figurino pesquisa os trajes e vestuário de acordo com a época, nível social, idade, local entre outros fatores; a Cenografia pesquisa a arquitetura, o urbanismo, as tendências e a decoração dos interiores e exteriores de todos os ambientes e cenários citados na sinopse; a Caracterização aprende sobre os penteados e a maquiagem do período e localidade citado na história, acompanhando o figurino; e a Assistência de Direção por sua vez também pesquisa o tipo de figuração que poderia participar das cenas de acordo com a história descrita no resumo. A Produção de Arte se destaca por ter que pesquisar o universo da trama como um todo, envolvendo todas as particularidades de todos os departamentos.

      O autor, por sua vez, também tem o seu pesquisador próprio e muitas vezes a Produção de Arte e a Pesquisa do Autor trocam e compartilham informações.

      Então chegam os primeiros capítulos. O ideal é que se comecem as gravações com uma média de seis a doze capítulo; escritos. Quanto mais capítulos estiverem gravados e finalizados no momento da estreia do folhetim, mais “frente de gravação” (ou tempo de preparo e produção) a novela terá em seu corrido dia-a-dia. O ritmo é frenético, afinal de contas, colocar uma novela no ar significa produzir uma média de 300 minutos de conteúdo televisivo por semana, já que sua programação é de segunda a sábado. E estas semanas duram meses!

      Durante os de pré-produção (a quantidade varia de acordo com a complexidade do produto), todos os departamentos se esmeram na preparação para a gravação dos primeiros capítulos do folhetim entregues pelo autor. Como estes são os capítulos que poderão realmente conquistar o público, que decidirá acompanhar ou não a estória até seus momentos finais, merecem todo o empenho e dedicação.

      Após a estreia da telenovela, o tempo de pré-produção por capítulo cai drasticamente. A abundância de prazo se encerra. Geralmente, capítulos recebidos após a estreia precisam ser gravados, editados e sonorizados em apenas uma semana para irem ao ar (dependendo muito da organização do roteiro de gravação, entrega das cenas pelos autores, disponibilidade das locações, distribuição do elenco e da previsão do tempo, obviamente). É uma matemática de muitas variáveis.

      E como são esmiuçados os capítulos pela Produção de Arte? Como são estudados? Como é feita a divisão de tarefas e prioridades? Não percam a coluna da próxima semana!!!!

      Tags : aderecista, arte, Caminho das Índias, capítulos, caracterização, cena, cenário, cenografia, Chocolate com Pimenta, cinema, decoração, design gráfico, direção de arte, efeitos especiais, efeitos visuais, figuração, figurino, folhetim, gravações, montagem, novela, personagem, pesquisa, pré-produção, produção de arte, programa, roteiro, série, sinopse, televisão
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Lilian Schiavo: Inovação e inclusão
      Próximo artigo
      Lilian Schiavo: Inovação e inclusão
      César Romão: O placar é implacável
      Artigo anterior
      César Romão: O placar é implacável
      Fernanda Bedran

      Fernanda Bedran

      Profissional de Cinema e Televisão, formada pela Boston University College of Communications em Broadcasting and Film. Com uma vasta experiência na área, passou os últimos 17 anos trabalhando como Produtora de Arte na TV Globo, desenvolvendo suas atividades tanto em Novelas e Seriados, como em Programas de Variedades (Caminho das Índias, Salve Jorge, Araguaia, Chocolate com Pimenta, Caldeirão do Huck, Malhação, Tamanho Família, Adnight, entre outros). Atualmente, trabalha independentemente em projetos culturais e na área de entretenimento. De natureza investigativa e curiosa, compartilha também a coluna sobre a nossa complexa e labiríntica língua portuguesa.

      Posts relacionados

      • Segurança, Variedades março 1, 2021

        Jorge Lordello: Celular caiu na

        Jorge Lordello: Celular caiu na água, o que fazer? 
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão março 1, 2021

        Fabio Muniz: Gênesis em 5

        Fabio Muniz: Gênesis em 5 minutos!
        Cadê minha advogada?, Variedades fevereiro 28, 2021

        Milena Wydra: Apenas uma pausa

        Milena Wydra: Apenas uma pausa
      • A Psicóloga, Variedades fevereiro 28, 2021

        Lilian Schiavo: Lugar de mulher

        Lilian Schiavo: Lugar de mulher
        Querido Vinho, Variedades fevereiro 27, 2021

        Iramaia Loiola: Qual a temperatura

        Iramaia Loiola: Qual a temperatura correta para degustar o QueridoVinho?
        Fitness, Variedades fevereiro 27, 2021

        Edson Andreoli: Como treinar as

        Edson Andreoli: Como treinar as panturrilhas?

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Jorge Lordello: Celular caiu na água, o que fazer? 
        Segurança, Variedades março 1, 2021
        Jorge Lordello: Celular caiu na
      • Fabio Muniz: Gênesis em 5 minutos!
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão março 1, 2021
        Fabio Muniz: Gênesis em 5
      • Milena Wydra: Apenas uma pausa
        Cadê minha advogada?, Variedades fevereiro 28, 2021
        Milena Wydra: Apenas uma pausa
      • Lilian Schiavo: Lugar de mulher
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 28, 2021
        Lilian Schiavo: Lugar de mulher
      • Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
        Cinema fevereiro 27, 2021
        Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli