• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Crítica: The Heretics (2017)

      Eduardo KacicEduardo Kacic
      março 6, 2018
      Cinema
      0 Comentário
      6
      Crítica: The Heretics (2017)

      Em 2015, um pequeno filme de horror fez certo barulho quando exibido no circuito de festivais na terra do tio Sam. O filme era o nojento Bite, e o motivo de tal burburinho era justamente o fato do filme ser supostamente tão repugnante, que fez com que várias pessoas passassem mal e saíssem das salas de projeção onde o filme estava sendo exibido. Tal acontecimento gerou certa antecipação por parte dos fãs do gênero (eu um deles), que passaram a aguardar ansiosamente pela disponibilização do filme. O fato é que eu pude conferir Bite um tempo depois, e apesar de bastante divertido, o filme não era nada daquilo que estava sendo pintado.

      Anyway, meu ponto é que o filme foi dirigido pelo jovem cineasta canadense Chad Archibald, que retorna agora com este The Heretics (Canadá, 2017), produção em que assina também o roteiro e a produção, através de sua própria produtora, a Black Fawn Films, que vem ganhando terreno nos últimos anos. Archibald e sua Black Fawn lançaram, além do citado Bite, outros bons exemplares do horror independente, e fico feliz em constatar que após ter conferido praticamente todos eles, este The Heretics se estabelece como o melhor título da produtora até agora.

      The Heretics acompanha sua protagonista, Gloria (a bela Nina Kiri, da ótima série The Handmaid’s Tale), que no momento está lidando com as traumáticas consequências de ter sido sequestrada por um culto de fanáticos cinco anos atrás. Ela seguiu em frente e construiu uma nova vida com sua namorada, Joan (Jorja Cadence), porém, na noite em que as duas comemoram o aniversário de sua relação, Gloria é levada mais uma vez. Desta vez, entretanto, as coisas são diferentes, já que seu captor, Thomas (Ty Barrett, de The Demolisher, 2015), alega que na verdade ele a está protegendo de alguém… ou algo. Deste ponto em diante, o roteiro de Archibald em parceria com Jayme Laforest (do citado Bite), mostra-se mais inventivo do que aparenta à princípio, surpreendendo o espectador e fazendo-o tentar adivinhar o que está realmente acontecendo.

      Archibald e Laforest conduzem seu roteiro com simplicidade e competência, conduzindo duas linhas narrativas sem deixar a peteca cair. Numa delas, o filme segue Gloria e seu captor, e na outra, a busca de Joan para encontrá-la. Os dois arcos narrativos se completam e são dependentes um do outro, e o roteiro ainda joga algumas reviravoltas ao longo do caminho que só fortalecem a produção como um todo.

      Como um espectador, não seria necessário pedir por muito mais do que isso, mas The Heretics entrega mais de qualquer maneira. Como demonstrado em Bite, os efeitos-visuais práticos são tudo para a Black Fawn Films, e tais efeitos nunca pareceram tão bons como eles parecem aqui. O sofrimento de Gloria ganha vida em detalhes tão gosmentos quanto os que permearam o filme anterior de Archibald (e lá a protagonista lentamente se transforma em um inseto, pensem nisso), através de mais um brilhante trabalho da equipe de maquiagem e design da personagem. A justaposição de realidade e fantasia que The Heretics equilibra tão bem na narrativa não poderia ser executada sem eles. Excelente trabalho.

      Outro ponto muito à favor do filme é que The Heretics deixa de lado os sustos desnecessários e os clichês do gênero, entregando algo diferente, mais relevante dentro de um gênero sempre criticado por suas produções superficiais. O elenco apesar de desconhecido, segura as pontas e entrega a dualidade que suas interpretações necessitam para dar sentido ao filme, ainda que não entreguem nada dramaticamente memorável.

      Resumindo, The Heretics é uma pequena gema do horror independente. Cinema feito com raça e criatividade, onde o baixo orçamento é visto não apenas como um impedimento, mas sim como um estímulo para se fazer um cinema cada vez melhor, mesmo que com pouco. Se pensarmos nas limitações que Archibald e companhia tiveram que enfrentar para fazer The Heretics acontecer, e olharmos o produto final que eles entregaram, chega a ser impossível conceber como diabos eles conseguiram a façanha. Mas independente de toda esta questão orçamentária, The Heretics é um retorno às origens do bom cinema de horror, que entrega algo sombrio, emocional e deliciosamente repugnante.

      The Heretics não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, e deve chegar ao país diretamente através de serviços de streaming e VOD.

      Tags : Black Fawn Films, Chad Archibald, cinema, Crítica The Heretics, Filmes, Horror, Horror Movie, Jayme Laforest, Jorja Cadence, Movies, Nina Kiri, Terror, The Heretics, The Heretics Review, Ty Barrett
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Clique e veja a charge de Luiz Andreoli
      Próximo artigo
      Clique e veja a charge de Luiz Andreoli
      Victoria Salemi: Os refletores se apagaram
      Artigo anterior
      Victoria Salemi: Os refletores se apagaram
      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic é roteirista de longa-metragens, crítico de cinema, palestrante e tradutor cinematográfico. Criador do extinto blog Gallo Movies, colaborou também com os blogs Formiga Elétrica, Filmes e Games, Humanoides e Mundo Blá! Hoje veste a camisa do Portal Luiz Andreoli com muito orgulho.

      Posts relacionados

      • Cinema fevereiro 27, 2021

        Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021

        Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
        Cinema fevereiro 24, 2021

        Crítica: Violation (2020)

        Crítica: Violation (2020)
        Cinema fevereiro 17, 2021

        Crítica: The Stand - Série

        Crítica: The Stand – Série Completa (2020)
      • Cinema fevereiro 12, 2021

        Crítica: Willy's Wonderland (2021)

        Crítica: Willy’s Wonderland (2021)
        Cinema fevereiro 6, 2021

        Crítica: Stray (2020)

        Crítica: Stray (2020)
        Cinema janeiro 30, 2021

        Crítica: Anônimo (Nobody) | 2021

        Crítica: Anônimo (Nobody) | 2021

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Milena Wydra: Apenas uma pausa
        Cadê minha advogada?, Variedades fevereiro 28, 2021
        Milena Wydra: Apenas uma pausa
      • Lilian Schiavo: Lugar de mulher
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 28, 2021
        Lilian Schiavo: Lugar de mulher
      • Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
        Cinema fevereiro 27, 2021
        Crítica: Knocking (Knackningar) | 2021
      • Iramaia Loiola: Qual a temperatura correta para degustar o QueridoVinho?
        Querido Vinho, Variedades fevereiro 27, 2021
        Iramaia Loiola: Qual a temperatura
      • Edson Andreoli: Como treinar as panturrilhas?
        Fitness, Variedades fevereiro 27, 2021
        Edson Andreoli: Como treinar as

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli