• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • Cecília Telles
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Laura Lima
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Crítica: The Field Guide to Evil (2018)

      Eduardo KacicEduardo Kacic
      fevereiro 15, 2019
      Cinema
      0 Comentário
      8
      Crítica: The Field Guide to Evil (2018)

      Ah, as antologias de horror… acho que não é segredo para ninguém que segue meus textos de que meu gênero cinematográfico e literário preferido é o horror. Mas o que talvez pouca gente saiba é que dentro do horror, existe um subgênero que eu aprecio ainda mais: as antologias. Para quem não está familiarizado com o termo, uma antologia consiste em uma coletânea de contos ou segmentos, geralmente amarrados juntos por um mesmo tema central. Isso também acontece com as séries de TV, por exemplo na série Black Mirror, em que diferentes episódios com suas próprias narrativas, estão amarrados juntos através do tema da tecnologia.

      Acho que minha predileção por este subgênero vem de minha afeição por antigas séries de TV clássicas que consistiam em antologias do horror, fantasia e ficção-científica, como a genial Além da Imaginação (The Twilight Zone), e as divertidas Suspense com Alfred Hitchcock e The Outer Limits; além de minha fixação pelas coletâneas de contos do mestre Stephen King, como Tripulação de Esqueletos, As Quatro Estações, Pesadelos e Paisagens Noturnas, entre muitas outras. Para quem quiser se informar um pouquinho mais sobre o tema, deixo o convite para que confiram aqui mesmo no Portal do Andreoli minhas críticas de outras três antologias de horror: XX, Ghost Stories e Nightmare Cinema. Você não vai se arrepender.

      Mesmo que nenhum dos oito segmentos desta nova antologia de terror, The Field Guide to Evil (NZE, 2018), agradem à você espectador, é inegável que a motivação por trás do projeto envolve um fascinante conceito. Uma espécie de “sucessor espiritual” das antologias Os ABCs da Morte (The ABCs of Death), The Field Guide to Evil reúne nove diretores conhecidos da cena do horror indie e os coloca para criar pequenos contos baseados no folclore específico de seus países de origem. O que é ainda mais intrigante é o fato de que o filme aborda lendas pouco conhecidas, mesmo pelos residentes destas regiões. Os tradicionais vampiros romenos, fantasmas japoneses e o pé-grande escandinavo dão lugar à um “Trud” austríaco, um “drude” alemão e um “djinn” (demônio) turco, entre outros.

      Os mais familiarizados ao cinema de vanguarda do horror europeu, como o violento Baskin (2015), e o soturno Boa Noite, Mamãe (Goodnight Mommy, 2015), para mencionar apenas alguns, terão pelo menos um ponto de referência para o estilo que os aguarda aqui. Esta eclética e excêntrica reunião de cineastas internacionais, que traz inclusive os diretores dos filmes citados acima; o turco Can Evrenol, de Baskin (e do horror Housewife, cuja crítica você também pode conferir aqui no Portal do Andreoli), e da dupla Veronika Franz e Severin Fiala, de Boa Noite, Mamãe; acaba por criar um conteúdo de horror arthouse alegórico, longe do terror violento e carregado de sustos que estamos acostumados a ver por aí.

      Todos os oito segmentos, no geral, apresentam uma mesma estética visual caprichada, transportando o público para países e períodos pouco explorados no cinema. Muitos deles, porém, são prejudicados pelo excesso de ambiguidade, uma vez que The Field Guide to Evil apresenta diversas narrativas com o selo “tire suas próprias conclusões” estampado na produção. Por isso, alguns segmentos acabam por ser bem frustrantes. Quem se sai bem é o citado Can Evrenol, que aplica um golpe na jugular com sua porrada “Haunted by Al Karisi“, assim como “Beware the Melonheads“, do diretor americano Calvin Reeder (do recente The Rambler), termina por ser o conto mais engraçado de todo o filme, até que de maneira intencional, o que o transforma numa espécie de “ovelha negra” da produção.

      Outros dois bons segmentos do filme são “Whatever Happened to Panagas the Pagan?” e “The Palace of Horrors“, do indiano Ashim Ahluwalia (de Daddy, 2017). O primeiro, ambientado na Grécia de 1984, mostra um estranho goblin se metendo em uma enrascada envolvendo outras criaturas; já o segundo, ambientado na Índia do ano de 1913, entrega uma atmosfera ao estilo do mestre H.P. Lovecraft, ao retratar a história de um mercador que ao fazer uma visita à um castelo habitado por um rei ensandecido, acaba vendo o que não deve. Em ambos os casos, as conclusões não agradam totalmente, mas a insana execução e atmosfera extremamente bem concebida de ambos os episódios, fazem a perturbadora experiência valer a pena.

      Neste ponto da produção, o espectador já sente o peso das duas horas de duração do filme, e em certos momentos mais arrastados, a produção chega a testar a paciência do público. Mas felizmente, The Field Guide to Evil deixa o melhor segmento por último; “Cobblers’ Lot” captura com maestria a verdadeira natureza da produção, mesmo sendo um segmento mudo. Contando um sinistro conto de fadas sobre dois irmãos sapateiros que lutam pelo amor de uma princesa, o diretor húngaro Peter Strickland (do vindouro horror In Fabric), termina o filme em uma nota um pouco mais leve, mas que carrega uma moral deliciosamente demente.

      Como é de se esperar em antologias que lidam com uma variada lista de cineastas trabalhando separadamente, as coisas dificilmente fluem de maneira uniforme tanto em qualidade como em intensidade, o que resulta em uma experiência inconsistente que não tem como agradar a todos. Ainda que alguns destes experimentos cinematográficos são esquecidos assim que terminam, é justo dizer que todos eles são esforços espertos e sinceros dentro do gênero, e tal fato garante um brilho para a produção como um todo. The Field Guide to Evil pode não ter pernas muito longas, mas sua tenacidade em defender o horror com talento e criatividade são suficientes para merecer a lembrança do espectador.

      The Field Guide to Evil não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, e deve chegar ao país diretamente através de sistemas de streaming e VOD.

      Tags : Antologia, Antologia de Horror, Ashim Ashluwalia, Beware the Melonheads, Calvin Reeder, Can Evrenol, cinema, Cobbler's Lot, crítica, Crítica de Cinema, Crítica The Field Guide to Evil, Filmes, Haunted by Al Karisi, Horror, Movie Review, Movies, Peter Strickland, Review, Severin Fiala, Suspense, Terror, The Field Guide to Evil, The Field Guide to Evil Review, The Palace of Horrors, Thriller, Trailer, Veronika Franz, Whatever Happened to Panagas the Pagan?
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Van Inhesta: Erótico e "A Língua do Corpo"
      Próximo artigo
      Van Inhesta: Erótico e “A Língua do Corpo”
      Marina Aidar: Falando sobre Startup
      Artigo anterior
      Marina Aidar: Falando sobre Startup
      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic é roteirista de longa-metragens, crítico de cinema, palestrante e tradutor cinematográfico. Criador do extinto blog Gallo Movies, colaborou também com os blogs Formiga Elétrica, Filmes e Games, Humanoides e Mundo Blá! Hoje veste a camisa do Portal Luiz Andreoli com muito orgulho.

      Posts relacionados

      • Cinema abril 11, 2021

        Crítica: Separação (Separation) | 2021

        Crítica: Separação (Separation) | 2021
        Cinema abril 4, 2021

        Crítica: The Power (2021)

        Crítica: The Power (2021)
        Cinema março 28, 2021

        Crítica: Rogai Por Nós (The

        Crítica: Rogai Por Nós (The Unholy) | 2021
      • Cinema março 20, 2021

        Crítica: Alma de Cowboy (Concrete

        Crítica: Alma de Cowboy (Concrete Cowboy) | 2020
        Cinema março 17, 2021

        Crítica: Liga da Justiça de

        Crítica: Liga da Justiça de Zack Snyder (Zack Snyder’s Justice League) | 2021
        Cinema março 10, 2021

        Crítica: Mundo em Caos (Chaos

        Crítica: Mundo em Caos (Chaos Walking) | 2021

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Paty Santos: Liga dos Campeões: semifinais, aí vamos nós.
        Elas no Esporte, Esportes abril 14, 2021
        Paty Santos: Liga dos Campeões:
      • Cesar Romão: Trace um novo rumo
        Motivação, Variedades abril 14, 2021
        Cesar Romão: Trace um novo
      • Fabíola Calixto: Ferramentas de acessibilidade na web para uma web mais democrática
        Transformação Digital, Variedades abril 13, 2021
        Fabíola Calixto: Ferramentas de acessibilidade
      • Fábio Muniz: Você já parou para pensar no significado das coisas….
        Espiritualidade em Pauta, Momento de Reflexão abril 12, 2021
        Fábio Muniz: Você já parou
      • Jorge Lordello: 10 situações que o seguro de auto não ressarce os prejuízos
        Segurança, Variedades abril 12, 2021
        Jorge Lordello: 10 situações que

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli