• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Maria Lessa
      • Ane Bueno
      • Arthur Gimenes Prado
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Dayanna Paiva
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fabio Muniz
      • Fabíola Calixto
      • Fernando Calmon
      • Imaculada So
      • Iramaia Loiola
      • João Eduardo Dmitruk
      • Jorge Lordello
      • Juliana Oliveira
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Márcia Sakumoto
      • Milena Wydra
      • Paty Santos
      • Rachid
      • Regina Pitoscia
      • Rodrigo Donati
      • Sônia Pezzo
      • Sueli Oliveira
      • Valéria Gimenes
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Crítica: Brimstone (2017)

      Eduardo KacicEduardo Kacic
      março 24, 2017
      Cinema
      8 Comentários
      7
      Crítica: Brimstone (2017)

      Apesar de ambientado no Velho-Oeste americano, pouco há de Western neste Brimstone, uma co-produção holandesa, em parceria com a França, Alemanha, Bélgica, Suécia e Reino Unido, escrita e dirigida pelo holandês Martin Koolhoven (Suzy Q, 1999). Na realidade, trata-se mais de um drama de natureza intimista, que contrasta com a costumeira vastidão fotográfica das produções do gênero, que elimina de sua narrativa a vertente do heroísmo, e investe todas suas fichas em uma trama sobre até onde podem chegar os sórdidos limites da vingança.

      Brimstone acompanha a difícil trajetória de Liz (a agora crescida Dakota Fanning, de Guerra dos Mundos, 2005), uma jovem parteira muda, que vive ao lado do marido e o filho dele, em uma pequena cidade do Oeste americano. Apesar da dura rotina diária, Liz é feliz em seu matrimônio, e as coisas caminham normalmente. Entretanto, tudo muda radicalmente na vida da protagonista, quando surge na cidade o novo e misterioso reverendo da paróquia, interpretado pelo excelente Guy Pearce (Amnésia, Los Angeles: Cidade Proibida), um homem que parece ter alguma conexão com o passado da garota.

      Ao contrário do excelente O Vale Sombrio (Das finstere Tal), outro faroeste europeu, dirigido pelo austríaco Andreas Prochaska em 2014, este Brimstone simplesmente não funciona. Apesar do esforço na produção e do visível cuidado do diretor Koolhoven com sua história, fica nítida uma incômoda sensação de pretensão por parte do diretor (o cineasta divide sua trama em quatro partes com nomes de versículos bíblicos, por exemplo), que trata sua narrativa como uma produção épica de mais de duas horas e meia de duração, sendo que o roteiro e a atmosfera do filme não têm gabarito para tanto.

      Outro grande problema da produção é sua protagonista, a fraca Dakota Fanning, que aqui escancara não estar pronta para papéis que exigem demais de suas personagens. Sua sofrida e guerreira Liz não encontra a correta válvula de escape na fraca performance da intérprete, que não compactua com nenhuma espécie de identificação com o público. Não que isso seja culpa do diretor Koolhoven, que pela primeira vez dirige um elenco não-holandês em sua carreira. Koolhoven é, entretanto, culpado de outros problemas da produção, cujo roteiro sem inspiração estica de maneira desnecessária a exagerada duração do filme, e desperdiça de maneira vexatória alguns personagens, como a mãe da protagonista, interpretada pela ótima Carice Van Houten (a Melisandre da série Game of Thrones), e a prostituta Elizabeth, interpretada pela bela Carla Juri (da boa comédia dramática Morris From America, 2016).

      Mas nada comparado à maneira ridícula com que a produção desperdiça um dos grandes chamarizes do filme, o Jon Snow da citada série Game of Thrones, Kit Harington, em um papel sem a mínima relevância para a cansativa trama do filme. O próprio Guy Pearce, principal elemento da produção, parece um tanto apagado. Ainda assim, é ele o principal motivo para justificar uma sessão do filme, que é bastante violento (o personagem de Pearce, por exemplo, passa boa parte do filme desferindo chibatadas e cometendo todo tipo de atrocidades), que chegam até a soar repetitivas em dado momento.

      Brimstone entretanto, não está isento de bons momentos, e os fãs mais ardorosos de um Western introspectivo podem até aproveitar bem a sessão, que ao menos se preocupa em desenvolver de maneira completa todas as nuances do interminável duelo físico e mental que surge entre Liz e a figura do reverendo. Principal motor da produção, o duelo nem sempre funciona, assim como todo este descompensado filme, que almeja demais ser o que não é.

      Brimstone não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, e deve chegar diretamente ao mercado de streaming e home-video.

      Tags : Brimstone, Brimstone review, Carice Van Houten, Carla Juri, crítica Brimstone, Dakota Fanning, Faroeste, Guy Pearce, Kit Harington, Martin Koolhoven, Western
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Maternidade: A diferença entre Baby Blues e depressão pós-parto
      Próximo artigo
      Maternidade: A diferença entre Baby Blues e depressão pós-parto
      Renata Sartório: Turismo Rural
      Artigo anterior
      Renata Sartório: Turismo Rural
      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic é roteirista de longa-metragens, crítico de cinema, palestrante e tradutor cinematográfico. Criador do extinto blog Gallo Movies, colaborou também com os blogs Formiga Elétrica, Filmes e Games, Humanoides e Mundo Blá! Hoje veste a camisa do Portal Luiz Andreoli com muito orgulho.

      Posts relacionados

      • Cinema fevereiro 24, 2021

        Crítica: Violation (2020)

        Crítica: Violation (2020)
        Cinema fevereiro 17, 2021

        Crítica: The Stand - Série

        Crítica: The Stand – Série Completa (2020)
        Cinema fevereiro 12, 2021

        Crítica: Willy's Wonderland (2021)

        Crítica: Willy’s Wonderland (2021)
      • Cinema fevereiro 6, 2021

        Crítica: Stray (2020)

        Crítica: Stray (2020)
        Cinema janeiro 30, 2021

        Crítica: Anônimo (Nobody) | 2021

        Crítica: Anônimo (Nobody) | 2021
        Cinema janeiro 23, 2021

        Crítica: Os Pequenos Vestígios (The

        Crítica: Os Pequenos Vestígios (The Little Things) | 2021

      Comentários ( 8 )

      1. ResponderValdir Hoffmann
        19 de agosto de 2017 at 19:51

        Alguém estava de ovário virado quando escreveu essa “crítica”.

      2. ResponderGlaudemir Lima
        18 de setembro de 2017 at 10:12

        Então, como muitos aqui, vou discordar de quase tudo sobre o que foi dito nesta crítica sobre Brimstone. Achei este filme incrível, sobretudo, pelos sentimentos que foram provocados em mim pelas atuações, pela trama, por tudo. Trata-se de uma crítica muito incisiva sobre tradicionalismos religiosos, que se mascaram de bem, mas acabam chegando aos limites da maldade. Muitas questões são levantadas sobre esta tema. Foi admirável como o diretor nos mostra, no desfecho final, que para vencer o mal é preciso, em alguns casos, passar por sacrifícios. Enfim, eu ainda teria muitas coisa para partilhar. Obrigado! Viva o bem!!!!!!!

      3. ResponderLuciane
        6 de outubro de 2017 at 11:25

        Nossa lendo essa crítica nem parece o mesmo filme que eu vi… gostei muito do filme!

      4. ResponderMatheus
        25 de novembro de 2017 at 15:12

        O filme explicita sobre um gênero que nasceu amaldiçoado. Filme digno de oscar, Eduardo bem doidão!

      5. ResponderAndre
        25 de janeiro de 2018 at 00:32

        Com relação aos atores acho que a crítica foi ótima, condiz com a atuação de cada um.
        Mas em relação a história do filme, esse escritor só poderia ter algum problema mental. Foi abusado na infância sei lá ?.
        Roteiro mais escroto é sádico, não recomendo a ninguém. Só pedofilia maus tratos …….

      6. ResponderDNDsample
        26 de janeiro de 2018 at 16:24

        O filme é comprido, mas acho que vale a pena ver, pelo contexto crítico a religião e o abuso que a palavra sagrada pode causar quando mal interpretada por um herege dentro do ambiente “familiar”.
        A atuação do Kit não é nada se comparada a semiótica e o simbolismo que a/o casting director usou quando optou por ele. Se levarmos em consideração a legião de fãs que o ator tem, fica claro que a personagem da Dakota Fanning na idade em que ela o conhece é uma donzela que precisa ser resgatada.
        E dessa vez, Kit não é o herói ou o salvador. Ele é um peregrino, justiceiro e claramente não tem forças pra lutar com o vilão da trama. Sem contar que o nome dele no filme é Samuel. Um anjo, o amigo do verdadeiro herói (Frodo, Jon Snow, Dean Winchester, etc.), nesse caso da Liz. Numa luta claramente injusta ele representa um anjo vs o próprio Lucifer.

      7. ResponderMuriel
        23 de abril de 2018 at 09:13

        O filme é excelente.
        Ainda bem que todos não partilham da mesma opinião que vcc.

      8. ResponderRenny Brandão
        13 de outubro de 2018 at 21:49

        Pior filme assistido por mim em toda minha vida. Roteiro ruim, extremamente cansativo e repleto de lacunas, uma delas é na qual o reverendo tem o pescoço cortado com a faca, aparecendo mais adiante no filme e sem explicação de como sobreviveu de um corte fatal no pescoço.

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Ane Bueno: A “Moda” sem gênero, genderless ou unissex vem com força total.
        Tudo é Moda, Variedades fevereiro 26, 2021
        Ane Bueno: A "Moda" sem
      • Imaculada So: Uma receita afetiva!
        A Chef da Casa, Cozinha fevereiro 26, 2021
        Imaculada So: Uma receita afetiva!
      • Fernando Calmon: Waze ou Google Maps: Qual o melhor?
        Carros, Variedades fevereiro 25, 2021
        Fernando Calmon: Waze ou Google
      • Sueli Oliveira: Porque as pessoas se importam tanto com a opinião do outros.
        A Psicóloga, Variedades fevereiro 25, 2021
        Sueli Oliveira: Porque as pessoas
      • Crítica: Violation (2020)
        Cinema fevereiro 24, 2021
        Crítica: Violation (2020)

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Circuito ABC Criando Sorissos Cultura E aí, doutora? Elas no Esporte Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fisio Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Mundo Teen Nossa Língua Olimpíadas 2016 Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos É da Sua Conta

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli