• Home
  • Contato
Ir para...
    Luiz Andreoli Luiz Andreoli
    • Home
    • Perfil
    • Colunistas
      • Luiz Andreoli
      • Ana Flávia Andreoli
      • Alexandre Abdallah
      • Ane Bueno
      • Aparecida Miranda
      • Carolina Ragozzino
      • Cássio Manga
      • César Romão
      • Edson Andreoli
      • Eduardo Kacic
      • Fernando Calmon
      • Gisele Farina
      • Hossanah
      • Iramaia Loiola
      • Jorge Lordello
      • Kacau
      • Lilian Schiavo
      • Luiz Pedro
      • Márcia Sakumoto
      • Rodrigo Andreoli
      • Rodrigo Donati
      • Rosana Ciriacco
      • Valéria Gimenes
      • Zaida Costa
    • Esportes
    • Entretenimento
      • Variedades
    • Saúde
    • Gastronomia
    • Moda
    • Galeria
      • Livros
      • Fotos
    • Contato
    Ir para...

      Crítica: Amigo (2019)

      Eduardo KacicEduardo Kacic
      novembro 12, 2019
      Cinema
      0 Comentário
      6
      Crítica: Amigo (2019)

      Amigo (ESP, 2019), filme de estreia do diretor Óscar Martín, pode ser definido como uma espécie de Intocáveis (Intouchables), só que sem a mensagem de esperança contida no drama francês protagonizado por François Cluzet e Omar Sy em 2011. Ambos os filmes se concentram na história de um homem que se encontra paralizado e seu cuidador, e as lutas enfrentadas por eles diariamente. Mas a comparação é apenas ilustrativa, uma vez que Amigo claramente busca seu espaço como um thriller psicológico que revela-se cada vez mais soturno e perturbador.

      Após um acidente de carro que mata sua esposa e deixa seu melhor amigo, David (David Pareja, de A Garota de Fogo, 2014) praticamente sem um arranhão sequer, Javi (Javier Botet, de It: A Coisa e Histórias Assustadoras para Contar no Escuro), passa a necessitar de cuidados especiais. Sem conseguir sair da cama, seu corpo carrega terríveis ferimentos e seus pulmões estão cheios de fluído, o que torna o simples ato de falar algo doloroso e quase impossível; os danos em suas pernas são inoperáveis. Desde a primeira cena do filme, já é possível observar a dinâmica entre os dois sobreviventes. David carrega Javi para dentro de casa, recém saídos do hospital, e David assegura ao amigo que estará lá para tomar conta dele.

      Mas algo não está certo, já que Javi parece não querer a ajuda de David. Pior: David começa a perceber objetos aparecendo em locais em que não estavam antes, e começa a suspeitar que Javi está de alguma forma tentando desestabilizá-lo psicologicamente, mesmo com o fato de que Javi mal consegue se movimentar por sua própria vontade. O (potencial) abuso psicológico continua numa crescente até atingir um nível de tensão insuportável, sintetizando o que realmente é este Amigo: um amargo jogo de poder entre dois “melhores amigos”.

      As performances de Pareja e Botet são o que carregam e eletrificam a narrativa. Botet, que tem mais de dois metros de altura e sofre de uma doença genética que deu a seu corpo um aspecto bastante peculiar, geralmente interpreta monstros e criaturas em grandes produções de Hollywood, como o citado It: A Coisa, Invocação do Mal 2 e Mama, sempre debaixo de muita maquiagem. Mas aqui, sem nenhum adorno sobrenatural em seu corpo, é onde o ator se mostra mais assustador do que nunca. Ainda que a longevidade dos jogos mentais seja questionável – uma sequência de quase-sonho na metade final do filme é desnecessariamente longa demais – a dupla de atores garante a tensão e dão à produção um senso de urgência, mesmo com uma narrativa praticamente estática. A câmera de Martín nos coloca dentro de momentos íntimos que derramam uma forte e importante luz sobre os personagens, sem a necessidade de diálogo.

      O filme sofre mais, acredito eu, com sua conclusão. A tensão precisa ser resolvida de alguma forma, a luta entre os dois precisa terminar, mas a maneira com que toda a situação é finalizada não está no mesmo nível que o restante da produção. Entretanto, a construção que leva a esta resolução é no mínimo um trabalho de mestre do diretor Martín. Em uma série de sequências tortuosas, a dinâmica de poder entre os protagonistas cria um clima no mínimo inquietante. Estas cenas são um tanto difíceis de digerir, uma vez que o filme é vendido como uma comédia de humor-negro, porém elas são dramaticamente ricas e sempre cativantes. Lidando com uma premissa que poderia facilmente levar à estagnação, Martín amplifica a importância do que está em jogo na narrativa e por consequência, o filme nunca perde força.

      Amigo pode não ter a mais perfeita das execuções narrativas, mas Óscar Martín já mostra um senso estético extremamente promissor. Algumas tomadas do filme são paralisantes, e o ritmo da edição leva à uma riquíssima sensação de temor. Sem dúvida trata-se de um cineasta que tem tudo para construir uma bela carreira dentro do gênero, especialmente se continuar acompanhado por atores tão dispostos a se transformar em cena, como é o caso de Pareja e especialmente do sinistro Javier Botet, cuja mera presença em Amigo já é capaz de ocasionar pesadelos no espectador.

      Amigo não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, e deve chegar ao país diretamente através de sistemas de streaming e VOD.

      Tags : amigo, Amigo 2019, Amigo Crítica, Amigo Filme, Amigo Filme 2019, Amigo Movie, Amigo Movie 2019, Amigo Movie Review, Amigo Review, cinema, Cinema Espanhol, crítica, Crítica Amigo, Crítica de Cinema, Crítica Filme Amigo, David Pareja, Espanha, Filme Amigo, Filme Amigo 2019, Filmes, Horror, Javier Botet, Movie Review, Movie Trailer, Movies, Óscar Martín, Review, Terror, Thriller Suspense, Trailer
      Compartilhar :
      • Facebook
      • Twitter
      • Google+
      • Pinterest
      • Linkedin
      • E-mail
      Rodrigo Donati: Bastidores de uma empresa de alimentos pet
      Próximo artigo
      Rodrigo Donati: Bastidores de uma empresa de alimentos pet
      Kacau entrevista a colunista Lilian Schiavo
      Artigo anterior
      Kacau entrevista a colunista Lilian Schiavo
      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic

      Eduardo Kacic é roteirista de longa-metragens, crítico de cinema, palestrante e tradutor cinematográfico. Criador do extinto blog Gallo Movies, colaborou também com os blogs Formiga Elétrica, Filmes e Games, Humanoides e Mundo Blá! Hoje veste a camisa do Portal Luiz Andreoli com muito orgulho.

      Posts relacionados

      • Cinema dezembro 13, 2019

        Crítica: A Cor que Caiu

        Crítica: A Cor que Caiu do Espaço (Color Out of Space) | 2019
        Cinema dezembro 10, 2019

        Crítica: Star Wars: Episódio IX:

        Crítica: Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker (Star Wars: Episode IX: The Rise of Skywalker) | 2019
        Cinema dezembro 6, 2019

        Crítica: Esquadrão 6 (6 Underground)

        Crítica: Esquadrão 6 (6 Underground) | 2019
      • Cinema dezembro 3, 2019

        Crítica: Ordinary Love (2019)

        Crítica: Ordinary Love (2019)
        Cinema novembro 29, 2019

        Crítica: História de um Casamento

        Crítica: História de um Casamento (Marriage Story) | 2019
        Cinema novembro 26, 2019

        Crítica: Atlantique (Atlantics) | 2019

        Crítica: Atlantique (Atlantics) | 2019

      Deixe um comentário

      Clique aqui para cancelar a resposta.

      Slideshow

      • Crítica: A Cor que Caiu do Espaço (Color Out of Space) | 2019
        Cinema dezembro 13, 2019
        Crítica: A Cor que Caiu
      • Carol Ragozzino: Colete Postural funciona?!
        Fisio, Saúde dezembro 12, 2019
        Carol Ragozzino: Colete Postural funciona?!
      • Fernando Calmon: Trocar de carro continua a atrair
        Sem categoria dezembro 12, 2019
        Fernando Calmon: Trocar de carro
      • Valéria Gimenes estreia coluna Sexo & Prazer
        Sexo&Prazer, Variedades dezembro 11, 2019
        Valéria Gimenes estreia coluna Sexo
      • Rodrigo Donati: Memória canina
        Mundo Pet, Variedades dezembro 11, 2019
        Rodrigo Donati: Memória canina

      Tags

      A Psicóloga Arquitetura Arte Bem-estar Bendito Pão Boulangerie Cadê meu advogado? Cadê minha advogada? Carros Cavalos Cinema Criando Sorissos Cultura Dani Mollo 4You Elas.com Empreendedorismo Feminino Equilíbrio Esportes Estilo & Imagem Fitness Gastronomia Humor Imóveis Itália Mia! Japão Maternidade Moda Motivação Mulher Mundo Pet Música no Ar Nossa Língua Olimpíadas 2016 Papo Cabeça Pediatria Pet Planejamento Financeiro Portal News Querido Vinho Saúde Segurança Sexo Só Esporte Variedades Vinhos

      cadastre-se

      Copyright 2017 Luiz Andreoli | Desenvolvido por 12WEB Marketing - Administrado por Rocket Comunicação